É um duo que tem a particularidade de divulgar música feita por compositoras, mas não só. Composto pela violinista Raquel Areal e pela pianista Karla Martínez, o Duo Boulanger sobe ao palco da Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto, no próximo dia 27 de julho, pelas 21h30, para mais um concerto integrado no ciclo Música na Cidade. A entrada é livre.

Este projeto conjunto, de Raquel e Karla começou com uma digressão organizada pela Juventudes Musicais de Espanha. Ambas fizeram a sua formação na Escuela Superior de Música Reina Sofía, em Madrid, com prestigiados professores como Zahkar Bron e Dimitri Bashkirov.

Durante os concertos, Raquel Areal e Karla Martínez promovem ainda um dialogo entre obras conhecidas dos seus países de origem, ou seja, Espanha e Cuba, com sonatas de câmara compostas para piano e violino. Pode, por isso, falar-se da comunhão perfeita entre obras de compositores galegos e cubanos com  sonatas de música de câmara mais conhecidas, para violino e piano.

Nesta primeira passagem pela Casa Comum, o Duo Boulanger vai apresentar aproximadamente uma hora de concerto, sob  direção artística de João Álvares Abreu.

A primeira parte do programa arranca com Lili Boulanger: Noturno para Violino e Piano (1911) (4′) e Sergey Prokofiev: Sonata para Violino e Piano N.º 2 (1942) (23′). I. Moderato / II. Presto – Poco piu mosso del – Tempo I / III. Andante / IV. Allegro con brio – Poco meno mosso – Tempo I – Poco meno mosso – Allegro con brio.

A segunda parte começa por apresentar Clara Schumann: 3 Romances para violino e piano, op.22 (1853) (10′). I. Andante molto / II. Allegretto: Mit zartem Vortrage / III. Leidenschaftlich schnell. Seguem-se Manuel Quiroga: Emigrantes Celtas, para violino solo (4′) / Habanera, scherzo (3′); José María Vitier: Balada del Amor Adolescente (3′) / Fuera del Baile, para piano solo (4′) e Maurice Ravel: Tzigane (11′).

Com entrada livre, este concerto está ainda integrado no Cidnay International Masterclass Series, um evento que pretende promover a excelência musical, de carácter internacional, e inspirar a comunidade e as gerações mais jovens através da música.

Raquel Areal e Karla Martínez foram o Duo Boulanger. (Foto: DR)

Sobre Raquel Areal Martínez

Nasceu em Tui, Espanha, em 1999, onde iniciou os seus estudos musicais. Continuou a sua formação na ARTAVE e na Escola Profissional de Música de Espinho. Entre 2016 e 2021 é aluna da Reina Sofía School of Music, em Madrid, onde recebe bolsas de estudo da Copasa e da Fundação Albéniz.

Foi galardoada com vários prémios nacionais e internacionais, incluindo o Concurso Musical Juvenil de Espanha na sua 89ª Edição (2018) e o Primeiro Prémio no Concurso Internacional de Violino Lipinski & Wieniawski (Polónia, 2018).

Trabalhou com várias orquestras como Joven Orquesta de la Sinfónica de Galicia, Orquesta Sinfónica de Galiza, Orquesta del Teatro Real, entre outros e com maestros como Dima Slobodeniouk, Andrés Orozco-Estrada, Pablo González, Jukka-Pekka Saraste, Jaime Martín, András Schiff, Péter Eötvös, Pablo Heras Casado, David Afkham e Gustavo Dudamel. Atuou na Casa da Música, Teatro Real de Madrid, Auditório Nacional, Sala Koncertowa Orkiestry Zamosc (Polónia), Capela Capilla St.John Francis Regis (Regis University of Denver- Colorado), Palau de la Música Catalana (Barcelona), entre outros. Com apenas 22 anos, conquistou um lugar na Orquestra Nacional de Espanha, onde é membro desde novembro passado.

Sobre Karla Martínez Rabanal

Nasceu em Havana, Cuba, em 1988. É licenciada com diploma de ouro pelo Instituto Superior de Arte de Cuba e mestre em Interpretação Musical pela Escuela Superior de Música Reina Sofía em Madrid. Completou estudos musicais de pós-graduação no Liceu de Barcelona e fez cursos de intercâmbio na Academia de Música e Artes Dramáticas da Universidade de Gotemburgo (Suécia). Durante os estudos recebeu bolsas de estudo da Fundação Carolina, MAEC-AECID e Fundação Albéniz.

Venceu as competições María Clara Cullell na Costa Rica, a Competição Musical de Piano Juvenil em Vilafranca del Penedés e de Piano de Ciclismo de Primavera em Barcelona. Foi também premiada nas competições de piano Amadeo Roldán e Musicalia de Cuba e em música de câmara no L’Arjau e no UneAC Competition.

Atuou nas salas de concertos e festivais mais importantes em Cuba e com a Orquestra Sinfónica Nacional e a Sinfónica do Oriente. Já apresentou concertos na Alemanha, Suécia, Eslováquia, República Dominicana, Costa Rica, Uruguai e em Espanha.

É professora de piano do Centro Superior de Enseñanza Superiores Musicais Katarina Gurska, em Madrid, e recentemente juntou-se também à equipa da Escuela Superior de Música Reina Sofía. Paralelamente, está a desenvolver o projeto Cuba: piano contemporâneo, que consiste na interpretação e divulgação da atual criação para piano de compositores cubanos.