“Um dia de verdadeira celebração de toda a comunidade U.Porto e das suas famílias”. É esse o cartão de visita do U.Porto FEST 2022, o evento que, no próximo dia 10 de julho, vai reunir os membros da Universidade do Porto numa grande “festa de família” recheada de música, workshops, performances, atividades desportivas, jogos e visitas guiadas.

A decorrer em oito “palcos” distribuídos pelo Polo do Campo Alegre, este evento inédito é aberto a todos os antigos estudantes, docentes, investigadores e técnicos atualmente em funções, mas também aos funcionários aposentados. Esta será por isso “uma ocasião ímpar para promover reencontros e partilhas, num ambiente descontraído e informal, e com iniciativas para todos, desde os mais jovens aos menos jovens”, antecipa a organização.

“A pandemia deixou-nos a todos impedidos de estarmos juntos fisicamente e fez-nos muita falta o contacto, a celebração. A U.Porto FEST nasce desta vontade de reencontro, de partilhas, de mostrar de forma inequívoca que a Universidade está aqui, sempre, de portas e braços abertos para receber a sua comunidade e as suas famílias, nesta que é a grande Família U.Porto”, destaca Bárbara Costa, Diretora do Círculo Universitário do Porto (CUP).

O CUP (Casa Primo Madeira) será, de resto, o “coração” de uma iniciativa que dará aos participantes a oportunidade de conhecerem os diversos espaços da nova “casa” dos Alumni da U.Porto.

“Queremos reforçar o sentimento de pertença à Universidade e este evento é um reflexo do conceito de «regresso a Casa» que temos vindo a promover no Círculo Universitário do Porto”, refere a responsável, lembrando que “as portas da Universidade continuam abertas para receber os nossos Alumni que são, e serão sempre, parte fundamental do sucesso desta academia”.

O que fazer e como participar no U.Porto FEST 2022

O programa do U.Porto FEST 2022 arranca às 10h15 com um passeio entre o CUP e o renovado Estádio Universitário do Porto.

Ao longo da manhã, haverá ainda visitas guiadas à Faculdade de Arquitetura (FAUP), ao Jardim Botânico e à recém-inaugurada Casa dos Livros, uma aula de Zumba nos jardins da Faculdade de Ciências (FCUP), ou um workshop de Alimentação Saudável na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP). Já os mais novos podem optar por sessões de teatro infantil e leitura de contos, uma competição de jogos tradicionais ou um workshop de pintura.

Da parte da tarde, as propostas incluem uma sessão no Planetário do Porto, ou uma “maratona musical” com a participação, entre outros, do Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto (NEFUP), do Coral de Letras da Universidade do Porto (CLUP), da Associação dos Antigos Orfeonistas da Universidade do Porto (AAOUP) e do Orfeão Universitário do Porto (OUP).

Para o final do dia estão reservados um concerto de jazz, pelos La Vie en Swing, e uma Sunset After Party no relvado do CUP. Os mais resistentes vão ainda ter a oportunidade de vestir a pele dos personagens de Alice no País das Maravilhas numa visita ao Magical Garden.

Os locais e os horários detalhados das atividades do U.Porto FEST 2022  podem ser consultados no mapa do evento.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, uma vez que algumas das atividades têm limite de participantes.

Mais informações aqui e/ou através do e-mail [email protected].