É a primeira Festa do Livro e do Autor de Língua Francesa (FLALF), mas não envolve apenas livros. É uma festa da francofonia que nos vai dar música, cinema e gastronomia. Decorre de 7 a 19 de julho, na Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto, no Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP) e na Cooperativa Árvore e propõe uma programação de comunhão de culturas

A iniciativa partiu do Cônsul Honorário de França no Porto, Manuel Novaes Cabral, que para esta “festa em torno do livro e da língua francesa” conta com “a cada vez mais numerosa comunidade francesa no Norte de Portugal, com os estudantes franceses aqui radicados no seu período escolar e com todos os portugueses que têm na França e nos seus valores civilizacionais uma inspiração nas suas vidas”.

O primeiro evento acontece já no próximo dia 7 de julho, na Casa Comum. Falamos do Quatuor Brevi , agendado para as 21h30, e que se encontra integrado na Temporada Cruzada França – Portugal 2022. São dois músicos portugueses e dois músicos franceses com uma vasta experiência multicultural. As obras escolhidas para esta noite refletem a multiculturalidade e as origens dos músicos, incluindo a música francesa e portuguesa.

Dia 8 de julho, a proposta faz-se de música e cinema e tem como palco a edição deste ano das Noites no Pátio do Museu. Às 21h30, é só entrar, escolher uma cadeira e deixar-se levar pela obra de um cineasta e ilusionista francês, considerado um dos artistas mais criativos da sua geração. Para além da exibição de uma seleção de filmes de George Méliès ((1861-1938), haverá a interpretação ao vivo do músico José Valente, um dos mais destacados violetistas atuais.

Já a 9 de julho, às 18hoo, na Casa Comum, será apresentado um livro que inaugura uma nova coleção da editora U.Porto Press. Chama-se Abel Salazar – Pensamento, Arte e Ciência. Para além de reeditar os livros de Abel Salazar e, em alguns casos, serão coedições com a Casa-Museu Abel Salazar, a editora vai também lançar manuscritos.

O primeiro livro, a marcar este arranque, chama-se Paris em 1934 e reúne toda a experiência, na primeira pessoa, de Abel Salazar na capital francesa. Trata-se da reedição do livro de crónicas de Abel Salazar sobre as suas impressões da vida parisiense durante o seu “autoexílio”, com prefácio de Irene Ribeiro.

E ficamos logo avisados de que não se vai encontrar uma espécie de “sentimento de idílica filiação cultural”. Abel Salazar tratou logo de combater “os estereótipos felizes de uma quase universal e fantasista visão daquela cidade”. Foi “uma estadia de seis meses em Paris, aparentemente vivida mais como um exílio do que como um tempo de alegre intercâmbio intelectual – científico, filosófico e artístico”.

Na capital francesa, o histórico professor e investigador da U.Porto foi um “homem prisioneiro da sua própria vida e da sua circunstância (…) tão responsavelmente preocupado e amante da Pátria”. A verdade é que, diz-nos Irene Ribeiro, a bagagem que trouxe no regresso “vinha muito carregada, densa de experiências, ideias, críticas, projetos e resoluções”.

Abel Salazar: Paris em 1934 será um dos próximos lançamentos da U.Porto Press.

O segundo livro a ser lançado, pela U.Porto Press trata-se de um manuscrito. Chama-se Testamento d’hum morto vivo sepulto na Casa dos Mortos, em Barcellos, de Abel Salazar. O documento esteve muitos anos guardado e está associado ao período em que Abel Salazar sofreu do que, atualmente, designaríamos por depressão. Sairá até ao final do ano.

Ainda no dia 19 de julho, o encerramento terá um “gostinho especial”. Aguarda-nos um encontro com a cuisine française como lugar de cultura. E quem nos leva pela mão (ou pela ponta dos habilidosos dedos) é o Chef Hélio Loureiro. A receita inclui uma conversa entre Manuel Novaes Cabral, a Vice-Reitora para a cultura, Fátima Vieira, e o Diretor-geral da Gran Cruz Porto, Jorge Dias, rematada com uma experiência gastronómica e vinícola.

Esta iniciativa do Consulado honorário de França no Porto conta com a parceria da Casa Comum da U. Porto e da Cooperativa Árvore, e com o apoio da Alliance Française do Porto, Institut Français em Portugal, Gran Cruz Porto, HL Produções, All2Rent, SóCatering e Metro do Porto.

Todos os eventos programados têm entrada livre.