O investigador Nuno Bastos, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S), foi distinguido com um “Keystone Symposia Future of Science Fund scholarship award” seu trabalho na área do cancro do pâncreas, que lhe permitiu identificar uma população específica destes pacientes que poderão beneficiar de imunoterapia.

O projeto com o qual Nuno Bastos se candidatou a este financiamento atribuído pelo Keystone Education Group está a ser desenvolvido no grupo de investigação do i3S «Intercellular Communication and Cancer», no âmbito do Programa Doutoral em Patologia e Genética Molecular, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP), sob orientação da investigadora Sónia Melo.

Neste projeto, explica o investigador, “focamos o nosso estudo em cancro pancreático, que é um dos mais letais a nível mundial, com uma sobrevida de aproximadamente 8% ao fim de cinco anos”.

Uma vez que este tipo de cancro é caraterizado pela presença de uma extensa matriz extracelular e as células cancerígenas estão dispersas na massa tumoral, “decidimos avaliar os mecanismos de comunicação intercelular à distância, nomeadamente os exossomas, que são pequenas vesículas que as células libertam para comunicarem entre si”, acrescenta Nuno Bastos.

Recentemente, a equipa que Nuno Bastos integra, verificou que os exossomas libertados de forma dependente de uma proteína específica, a Rab27a, têm um papel anti-inflamatório e inibem a progressão tumoral.

“Verificámos também que esta proteína perde expressão ao longo da progressão tumoral em amostras humanas, o que revela o papel crucial da inflamação em cancro do pâncreas”, esclarece o investigador. Estes resultados, sublinha, “permitiram-nos identificar um subgrupo de pacientes caraterizados pela baixa expressão desta proteína que poderão beneficiar de imunoterapia”.

O prémio permitirá ao investigador participar numa conferência Keystone intitulada «Exosomes, Microvesicles and Other Extracellular Vesicles», que irá realizar-se entre 30 de outubro e 3 de novembro de 2022, nos Estados Unidos.

“Será uma oportunidade única de apresentar o meu trabalho numa conferência conceituada e de estabelecer novos contactos e parcerias que me podem ser muito importantes no futuro”, sublinha Nuno Bastos.