Fernando Lobo Pereira, Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), faleceu no passado dia 17 de junho, aos 65 anos.

Doutorado em Teoria de Controlo pelo Imperial College of Science and Technology, Universidade de Londres (1986), Fernando Lobo Pereira prosseguiu a sua carreira universitária na FEUP, como professor do DEEC e investigador do Instituto de Sistemas e Robótica, polo do Porto e integrando o SYSTEC – Centro de Investigação em Sistemas e Tecnologias (antigo Instituto de Sistemas e Robótica – Porto), de que foi diretor desde a fundação.

Atualmente, desempenhava ainda as funções de coordenador do novo Laboratório Associado ARISE (Produção Avançada e Sistemas Inteligentes) e de coordenador da área disciplinar de Sistemas e Controlo do DEEC.

Os seus interesses de investigação centraram-se nos domínios do controlo, otimização dinâmica, sistemas impulsivos, coordenação e controlo de sistemas dinâmicos múltiplos, sistemas autónomos, bem como aplicações de controlo em robótica móvel, potência e sistemas de fabrico.

Fernando Lobo Pereira participou ainda em cerca de 50 projetos de I&D financiados pela FCT e outras agências portuguesas de financiamento, União Europeia e NATO, que abordavam uma vasta gama de questões em matéria de decisão e controlo, desde teorias de controlo ótimo, sistemas híbridos e controlo coordenado até à conceção e desenvolvimento de sistemas de controlo avançados autónomos e coordenados para veículos robóticos não tripulados e sistemas de fabrico.

É autor de um livro e de mais de 400 publicações em revistas internacionais, conferências e capítulos de livros altamente conceituados e revistos por pares. Participou em vários conselhos editoriais de revistas internacionais, assim como em comités de programas de conferências internacionais.

Como perito, foi avaliador de propostas de projetos de I&D e coordenador de projetos para programas de investigação quer da União Europeia, quer em cooperação internacional, bem como avaliador de bolsas individuais de doutoramento e pós-doutoramento submetidas à FCT.

Um “inconformista por natureza”

Numa nota de pesar publicada em reação à morte de Fernando Lobo Pereira, a Sociedade Portuguesa de Robótica lamenta o desaparecimento do “eminente investigador de Controlo e Robótica, fundador do ISR nacional de que era agora Diretor, bem como do atual LA ARISE”

“Inconformista por natureza, tinha uma noção clara do mérito científico e lutava pelo reconhecimento desse mérito. Pessoa de imensa simpatia e generosidade, deixa um enorme legado científico e um exemplo de vida dedicada à causa académica. A comunidade nacional de Robótica sofreu uma enorme perda”, lê-se no mesmo comunicado.

A nível internacional, também o Institute for System Dynamics and Control Theory of Siberian Branch of Russian Academy of Sciences (IDSTU SB RAS) lamentou a morte de Fernando Lobo Pereira, destacando a colaboração que o professor da FEUP manteve com aquele organismo durante duas décadas.

“Era uma pessoa excecional, um especialista extraordinário, um amigo generoso e um sábio mentor. (…) Foi um colaborador ativo e bom amigo de três gerações de matemáticos e engenheiros de controlo russos durante mais de 20 anos. Acreditamos que um pedaço do seu coração permaneceu sempre aqui, nas margens do Lago Baikal”, refere o IDSTU SB RAS.