O investigador Tiago Ferradosa, atualmente ligado ao Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e ao Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), acaba de ser reconhecido com o JSME 2021 Young Investigator Award, galardão atribuído anualmente pelo Journal of Marine Science and Engineering (JMSE) a jovens investigadores que se destaquem pelos seus contributos científicos no domínios da Ciência e Engenharia Marinhas.

Tiago Ferradosa divide o seu tempo entre a Secção de Hidráulica, Recursos Hídricos e Ambiente do Departamento de Engenharia Civil da FEUP e o grupo de investigação Marine Energy do CIIMAR, focando a sua investigação no estudo das erosões em estruturas colocadas em ambiente marinho.

O também alumnus da FEUP – frequentou o Mestrado Integrado em Engenharia Civil, terminado em 2012, e o Programa Doutoral em Engenharia Civil, terminado em 2018 – é o atual coordenador da subunidade Offshore Structures and Foundations pertencente à equipa Marine Energy. Esta desenvolve as suas atividades no Laboratório de Hidráulica da FEUP, sendo liderada por Francisco Taveira Pinto, Professor Catedrático da FEUP, e composta por elementos da faculdade e do CIIMAR.

“Não posso deixar de ficar contente e motivado pelo prémio atribuído. Importa lembrar que o mesmo é também o resultado do trabalho de vanguarda da equipa em que estou integrado, que conta com colaboradores e investigadores de elevada qualidade e com uma coordenação de excelência”, avança.

O prémio, que consistiu no valor monetário de 2.000 francos suíços (cerca de 1.936 euros) e uma publicação no JMSE, enalteceu, sobretudo, o trajeto académico e científico de Tiago Ferradosa nos últimos três anos, marcado por mais de 42 publicações indexadas em revistas internacionais em Web-of-Science e Scopus e mais de 400 citações obtidas.

“São indicadores que resultam de projetos emblemáticos do grupo de trabalho ao nível da otimização, dimensionamento e estudo de estruturas e fundações colocadas em alto mar para múltiplos fins, como o aproveitamento de energias renováveis marinhas e no setor do petróleo e do gás”, explica Tiago Ferradosa.

A nomeação do antigo estudante da FEUP para o galardão veio de “dois dos melhores investigadores e professores que o meio conhece em matéria de engenharia marítima e engenharia de estruturas offshore”: Francisco Taveira Pinto e Dimitrios Pavlou, Professor na Universidade de Stavanger, na Noruega.

Em 2020, Tiago Ferradosa foi um dos vencedores dos prémios da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos destinados aos autores das melhores dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento realizadas e apresentadas, no ano letivo 2018/2019, em universidades ou outras instituições de investigação portuguesas.

Sobre Tiago Ferradosa

Tiago Ferradosa foi investigador no University College London (UCL) e desenvolveu o seu doutoramento na FEUP sobre o tema da análise de fiabilidade e risco de fundações para eólicas offshore. Está também envolvido como responsável, corresponsável e membro de equipa em vários projetos de I&D relacionados com engenharia offshore e investigação em energias renováveis marinhas, tais como os projetos PROTEUS, ORACLE, POSEIDON, AquaBreak e SAILOR.

É o editor da IAHR (International Association for Hydro-Environment Engineering and Research) Newsflash Europe e co-Editor in Chief da revista científica Maritime Engineering (ICE). Atua como membro do painel editorial em 16 revistas internacionais revistas por pares e foi editor convidado em mais de 14 números especiais de revistas científicas como, por exemplo, a Renewable Energy (Elsevier). É ainda revisor assíduo em outras 29 revistas internacionais revistas por pares.

Foi Presidente da Rede de Jovens Profissionais da IAHR Portugal, Coordenador dos Jovens Profissionais da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos e membro eleito da Comissão de Acompanhamento do Programa de Doutoramento em Engenharia Civil da FEUP, entre 2016 e 2018.

Atualmente, ocupa os cargo de Marine Ambassador na HAEDES B.V. e de Secretário para a Cooperação Internacional do Instituto de Hidráulica e Recursos Hídricos (IHRH). É o membro português nomeado para o Comité Técnico 213 – Scour and Erosion da International Society for Soil Mechanics and Geotechnical Engineering (ISSMGE). Atua ainda como avaliador externo na Universidade de Stavanger (Noruega) e participa como docente convidado em instituições como a Universidade de Ghent e o Indian Instute of Technology Delhi.

Tiago Ferradosa é o atual o Presidente da Comissão Especializada em Água e Energia da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e é membro da Equipa de Liderança da Divisão Europeia da International Association for Hidro-Environment Engineering and Research.