O investigador Tiago Ferradosa, do Departamento de Engenharia Civil (DEC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é um dos vencedores da edição deste ano dos prémios da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos, destinados aos autores das melhores dissertações de Mestrado e teses de Doutoramento realizadas e apresentadas, no ano letivo 2018/2019, em universidades ou outras instituições de investigação portuguesas.

Intitulado “Reliability Analysis Applied to the Optimization of Dynamic Scour Protections for Offshore Windfarm Foundations”, o trabalho do investigador da FEUP foi distinguido com o ‘Prémio APRH Teses de Doutoramento (ex-aequo)’. Nele, Tiago Ferradosa aborda a temática da otimização de fundações de turbinas eólicas offshore em contexto de alterações climáticas e fenómenos extremos de agitação marítima.

O também alumnus da FEUP não esconde o orgulho pela conquista do prémio: “Quer pelo prestígio da APRH, quer pela longa história que o prémio detém, é com imensa felicidade que recebo este reconhecimento pelo trabalho de quatro anos, que agora dá os seus frutos. Penso que o sucesso desta tese se deve igualmente à orientação do Professor Doutor Francisco Taveira Pinto (FEUP) e da supervisão da Professora Doutora Luciana das Neves (FEUP) e Dra. Teresa Reis (LNEC). Acima de tudo, serve de motivação para dar continuidade ao trabalho de vanguarda que a nossa equipa tem vindo a realizar”.

“Quer pelo prestígio da APRH, quer pela longa história que o prémio detém, é com imensa felicidade que recebo este reconhecimento pelo trabalho de quatro anos, que agora dá os seus frutos”, explica o também alumnus da FEUP, para quem o sucesso da tese ” se deve igualmente à orientação do Professor Doutor Francisco Taveira Pinto (FEUP) e da supervisão da Professora Doutora Luciana das Neves (FEUP) e Dra. Teresa Reis (LNEC)”.

Sobre o significado do prémio, Tiago Ferrardosa refere que “acima de tudo, serve de motivação para dar continuidade ao trabalho de vanguarda que a nossa equipa tem vindo a realizar”.

Os outros vencedores

Atribuídos bienalmente, os prémios APRH distiguiram dois outros trabalhos, para além da tese de Tiago Fazeres Ferradosa. Rui Rivaes da Silva, investigador do Instituto Superior de Agronomia (ISA), da Universidade de Lisboa, foi distinguido na mesma categoria do investigador FEUP. Já o ‘Prémio APRH Jovens Investigadores’ foi atribuído a Filipe  Fernandes, do Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa.

A primeira edição do prémio APRH para teses de Doutoramento e de Mestrado aconteceu em 1983. Na edição deste ano, foram a concurso 11 trabalhos considerados de grande qualidade, oito deles teses de Doutoramento e três de Mestrado.

A entrega do prémio, inicialmente prevista para o 15.º Congresso da Água (evento adiado), será anunciada em breve.