E se fosse possível ir para as aulas de bicicleta elétrica? E se essas bicicletas fossem cedidas pela própria Universidade? Há três anos que passa por aí a proposta do projeto U-Bike, um programa pioneiro que permite que os estudantes – mas também os docentes, funcionários e investigadores – da Universidade do Porto possam mudar e melhorar o seu deslocamento diário para a instituição.

Atualmente, o Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) tem 126 bicicletas elétricas em circulação e 100 bicicletas disponíveis para aluguer. Os interessados podem candidatar-se aqui.

Mas que impacto é que o uso da bicicleta pode ter no dia-a-dia dos membros da comunidade? “Dá-me muito mais liberdade de deslocação, dá-me gosto em sair de casa e ter aquele momento de relaxamento mental e de exercício”, explica Filipe Santiago, estudante da Faculdade de Direito (FDUP) que viu o seu dia-a-dia mais “dinâmico e produtivo” com a utilização da U-Bike.

As U-Bike’s, que têm como principal objetivo diminuir a utilização de transportes emissores de gases poluentes e estimular a prática de exercício físico entre a comunidade académica, têm também impacto em outras dinâmicas diárias. “Muitas vezes os transportes atrasam, os parkings estão lotados, há muito trânsito; estes e outros problemas que tem a cidade do Porto, a U-Bike resolve”, nota Filipe.

As bicicletas são monitorizadas por uma plataforma que permite controlar, entre outros indicadores, o impacto ambiental positivo do projeto. (Foto: CDUP-UP)

Ao longo destes últimos três anos, as U-Bike’s já passaram pela mão de mais de 400 utilizadores das 14 faculdades e diferentes serviços da U.Porto. “O feedback dos utilizadores tem sido extremamente positivo e vemos isso também pelo número de renovações que temos tido”, realça José Miguel Moreira, responsável pela gestão do projeto U-Bike na U.Porto.

As bicicletas são monitorizadas por uma plataforma que permite controlar todos os indicadores, nomeadamente o impacto ambiental positivo do projeto. “No seu conjunto, os utilizadores já pouparam 16125 euros”, revela José Miguel Moreira.

Para quem ainda tem dúvidas, Filipe Santiago dá um empurrãozinho: “Não percam a oportunidade de usufruir deste projeto. Ter uma U-Bike facilita muito a vida e torna-la ainda mais interessante e prazerosa de se viver. Contribuam com o ciclismo urbano, abracem esse projeto e vejam que a vossa rotina pode ser mais divertida!”.

O que é preciso?

Os interessados em alugar uma U-Bike deverão preencher o formulário de inscrição online e, depois, seguir as instruções enviadas por e-mail.

O aluguer está disponível para períodos entre 3 e 12 meses e inclui a bicicleta elétrica, as manutenções preventivas a cada três meses e sempre que necessário, o seguro, comunicações GPS e acesso à aplicação U-Bike e o kit de utilizador com cadeado e capacete.

Com um preço base de 20 euros/mês, o valor do aluguer diminui à medida que a duração  aumenta, podendo a mensalidade chegar aos 12 euros.

As condições gerais do projeto podem ser consultadas em no website do CDUP-UP.

Pôr as universidades a mexer

Lançado em 2017, o Projeto U-Bike é uma iniciativa pioneira no quadro do ensino superior português que junta a U.Porto e mais 14 instituições nacionais. O objetivo passa por colocar em circulação mais de 3.200 bicicletas (elétricas e convencionais) em todo o país.

O projeto é co-financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no uso dos Recursos (PO SEUR), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

Mais informações em www.cdup.up.pt/ubike ou através do email [email protected].