A Universidade do Porto integra, desde o passado dia 10 de novembro, a lista de entidades aderentes ao serviço de alteração de morada no cartão de cidadão do portal e-Portugal.

Através desta nova funcionalidade, desenvolvida no âmbito do projeto SAMA EU-ACCESS (Integração com a Bolsa de Documentos do Cidadão e Alteração da Morada uma só vez), da responsabilidade da UPdigital, os atuais e antigos estudantes da U.Porto passam a poder atualizar a morada disponibilizada à instituição a partir do portal e-Portugal, selecionando o serviço “Atualização de morada do cartão de cidadão”.

Uma vez inserida a nova morada, basta incluir a U.Porto nas entidades que rececionarão a respetiva atualização.

O projeto SAMA EU-ACCESS foi aprovado no âmbito do Portugal 2020, e financiado via Programa Operacional Competitividade e Internacionalização pelo Compete2020 , com um investimento total de 116.328,56 euros, dos quais 98.879,28 euros são financiados pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Sobre o SAMA

O Sistema de Apoio à Modernização Administrativa (SAMA) é um programa de financiamento que tem como objetivo criar condições para uma administração pública mais eficiente e eficaz, com vantagens para os cidadãos e para as empresas.

A U.Porto, através da UP Digital, lidera vários projetos SAMA que visam, por exemplo: a análise preditiva para promoção do sucesso do Estudante e combate ao abandono escolar na Universidade do Porto (projeto CDAP@UP); a implementação de assinaturas digitais, modernização dos arquivos e Aplicação Móvel para Eventos, Notificações e Agendamentos (Projeto ARENA); ou a implementação de medidas Simplex para uma Universidade do Porto mais SImples, Inclusiva e Capaz (projeto +SINC).