O Salão Nobre da Faculdade de Economia do Universidade do Porto (FEP) será palco, no próximo dia 22 de novembro, pelas 15h00, da conferência “Orçamento do Estado – O Futuro do País”, organizada pela recém-criada FEP Economics Society.

Ao longo da tarde, caberá a Carlos Guimarães Pinto (fundador e diretor executivo do Instituto Mais Liberdade e consultor de gestão estratégica), Francisca Guedes de Oliveira (professora na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa) e Fernando Alexandre (Vice-presidente do Conselho Económico e Social e Consultor da Comissão Europeia) debater, de um ponto de vista económico, os desafios e as perspetivas para o Orçamento do Estado.

A moderação do debate ficará a cargo de Manuel Mota Freitas, docente da FEP.

Esta conferência é então a primeira iniciativa organizada pela FEP Economics Society (FES), o mais recente organismo estudantil da FEP, que pretende preencher um espaço no panorama académico para o estudo, educação e debate económico.

“Pretendemos, através deste primeiro evento, promover um debate entre três notáveis académicos para aprofundar o conhecimento dos estudantes sobre o futuro do país, o instrumento mais importante do Estado e as políticas macroeconómicas que o orientam ou deviam orientar”, projeta Marina Teixeira, Vice-Presidente da FES.

“Procuramos com este painel que se fale sobre políticas públicas ideias para o desenvolvimento sustentável, que verbas devem ser frisadas nos próximos orçamentos, o impacto económico que o chumbo pode ou não gerar, o longo prazo dos orçamentos, a competitividade do país face ao exterior, entre outros temas”, acrescenta a estudante.

O evento é aberto a toda a comunidade, mediante inscrição prévia.