Em julho propuseram-se a dar uma segunda vida a materiais escolares e, no próximo sábado, 13 de novembro, vão organizar um evento para recolha de resíduos gerados típicos de “saídas à noite”, na Cordoaria do Porto. De quem falamos? Das jovens estudantes da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) responsáveis pela criação do Simbiose, um grupo apostado na defesa da transição ecológica.

A equipa tem na sua fundação quatro elementos: Maria MarquesInês Machado da Silva e Raquel Durães Ribeiro, estudantes da licenciatura em Biologia e Maria Leonor Martins e Mafalda Pereira, do doutoramento em Biologia.

“O conceito de transição ecológica está muito relacionado com a uma iniciativa chamada Pacto Ecológico Europeu (European Green Deal)- que visa essencialmente a transformação para uma “economia verde, competitiva, inclusiva e que assegure a neutralidade climática” até 2050. Esta iniciativa têm um grande potencial para criar novas oportunidades para o investimento, inovação bem como reduzir emissões, gerar emprego e crescimento, diminuir a pobreza energética externa, combater a pobreza energética e melhorar a nossa saúde e bem-estar”, explica Maria Marques.

Nesse sentido, o Simbiose pretende desafiar a comunidade académica a tomar medidas mais conscientes que sejam reflexo de uma mudança sistemática e sustentável. Entre docentes, funcionários, estudantes e funcionários, todos estão convidados a integrar este grupo. “A mudança é possível. É só preciso haver vontade”, adverte a estudante da FCUP.

A próxima “aparição” do Simbiose acontece então já na manhã deste sábado, com uma ação de limpeza da zona da Cordoaria. “Convidamos toda a comunidade da Universidade do Porto a unir-se a nós nesta iniciativa”, desafia o grupo na sua página de instagram.

“O nosso objetivo é consciencializar as pessoas, promovendo a ideia de que todos podemos continuar a festejar e mesmo assim proteger o planeta”, acrescentam.

A participação nesta atividade, que decorre entre as 9h00 e as 11h00, é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia.