A UPdigital – entidade que tutela e é responsável por conceber, disponibilizar e gerir as infraestruturas e serviços de Tecnologias da Informação e Comunicação da Universidade do Porto – acaba de concluir com sucesso a instalação e configuração de uma conexão controlada entre as redes wireless e físicas da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP) e do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), instituições que partilham instalações no quadro de uma parceria multidisciplinar que remonta a 1959.

Em 2019, a FMUP e o CHUSJ assinaram um protocolo para a partilha controlada das suas infraestruturas digitais, com o intuito de racionalizar os investimentos de ambas as instituições na melhoria da qualidade dos seus serviços de informação e comunicação. Neste sentido, e ainda no mesmo ano, foi instalado um cabo de fibra ótica desde o hospital até a uma sala técnica da FMUP, de forma a estabelecer uma conetividade física entre as redes das duas instituições.

Esta conexão torna possível a instalação e configuração de mecanismos digitais de interoperabilidade e partilha controlada de recursos, entre os serviços digitais da Faculdade de Medicina e do Hospital de S. João.

Passou desde logo a ser possível efetuar as primeiras interligações, que consistiram em acessos básicos da rede da FMUP ao ambiente de formação das aplicações médicas do CHUSJ e em acessos pontuais de docentes, que só tinham capacidade de se ligar à rede da faculdade a partir do seu posto de trabalho no hospital. Estes acessos são sempre configurados caso a caso, com regras de segurança apertadas.

Muito recentemente, em meados de agosto, a UPdigital pôde finalizar a interligação que tinha sido inicialmente planeada entre as redes wireless e físicas, uma vez que o CHUSJ passou a dispor de equipamentos tecnologicamente equiparáveis aos da U.Porto. Tornou-se assim possível disponibilizar no hospital o serviço de mobilidade internacional eduroam (Education Roaming), que garante o acesso simplificado à internet wireless de qualquer utilizador de uma entidade participante nesse serviço.

FMUP e CHUSJ ainda mais próximos

Em resultado deste projeto pioneiro, todos os membros da comunidade U.Porto conseguem, agora, a partir do serviço eduroam estendido para o CHUSJ, aceder à internet e a outros serviços de rede no Hospital, tal como se estivessem diretamente ligados aos equipamentos da Universidade.

Acresce que também a rede Wi-Fi dos profissionais de saúde do CHUSJ passou a estar disponível na Faculdade de Medicina, o que permite estender a cobertura do serviço a uma área mais vasta no complexo do S. João.

Com esta interligação entre alguns dos serviços digitais disponibilizados nas redes wireless e físicas da U.Porto e CHUSJ, pretende-se então potenciar a melhoria da qualidade do ensino médico, da investigação científica e da assistência hospitalar, que muito depende da boa articulação entre a comunidade académica da U.Porto e o corpo clínico do CHUSJ.