Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) acabam de dar mais um passo no caminho da integração das suas redes informáticas.

Depois de, no Verão passado, terem ligado fisicamente as suas redes informáticas através da fibra ótica, as instituições esbatem agora as barreiras que impediam que um docente da FMUP e médico do CHUSJ acedesse às informações clínicas da rede hospitalar a partir dos espaços da Faculdade.

possibilidade de aceder às diferentes redes em qualquer um dos espaços do edifício partilhado simbioticamente pela Faculdade e pelo Hospital era há muito desejada pelos docentes da área clínica, que ensinam com mais qualidade os estudantes de Medicina com recurso a ferramentas reais, usadas no âmbito hospitalar.

“Este ensino clínico, fortemente assente no treino dentro da realidade vivida diariamente num grande hospital nacional, é reconhecidamente uma das mais-valias do curso da FMUP, e todos os esforços que tenham em vista promovê-lo e facilitá-lo são bem-vindos”, explica o diretor da Faculdade, Altamiro da Costa Pereira.

Da mesma forma, os médicos do CHUSJ que dão aulas na FMUP já utilizam a rede da Faculdade, que lhe faculta o acesso, por exemplo, a uma grande variedade de revistas científicas na área da Medicina e da Saúde.

“A integração das redes informáticas da FMUP e CHUSJ constitui um passo importante para a crescente cooperação existente entre as duas instituições a todos os níveis, em nome da melhoria contínua, quer da assistência clínica, quer da formação e da investigação”, afirma Fernando Araújo, presidente do Conselho de Administração do CHUSJ.

Medida aproxima os estudantes da prática clínica diária

A partilha efetiva das redes arranca este mês com um grupo de docentes e clínicos do departamento de Neurociências da FMUP. “No entanto, é expectável que, até ao final do ano, muitos outros docentes, deste e de outros departamentos, estejam a beneficiar desta partilha de recursos”, avançam Maria João Campos e Ricardo Cruz Correia, responsáveis pela promoção da integração das redes do CHUSJ e da FMUP, respetivamente.

Nas palavras de Rui Vaz, “a integração das Neurociências clínicas num espaço comum e nele poder dispor de acesso às redes informáticas das duas instituições constitui um objetivo desde há muito aguardado por ser fundamental para aproximar mais os estudantes da prática clínica diária”.

O professor do departamento de Neurociências da FMUP acredita que esta medida “permite, ainda, uma mais estreita colaboração entre as diferentes especialidades incluídas no departamento de modo a sermos mais eficazes no ensino, na investigação e na assistência clínica”.

Note-se que esta nova solução é fruto da crescente colaboração interinstitucional entre a Faculdade de Medicina e o Hospital de São João, e baseia-se no protocolo específico sobre sistemas de informação aprovado pelas duas entidades, no âmbito do Centro Académico Clínico FMUP/CHUSJ.