Os estudantes Marta Faustino, da Faculdade de Arquitectura (FAUP), e João Ramos, da Faculdade de Belas Artes (FBAUP) da Universidade do Porto, são os vencedores da edição deste ano dos Prémios Viana de Lima, atribuídos pela Câmara Municipal de Esposende aos dois melhores estudantes das escolas de artes da U.Porto no ano letivo 2019/2020.

Vencedora do prémio de Mérito ‘Sílvia Viana de Lima de Arquitetura’, Marta Faustino relevou a “aprendizagem multidisciplinar” que a Universidade do Porto lhe proporcionou, destacando a influência que em si produziu “a visita de estudo à Casa das Marinhas. É, pois, uma enorme honra estar neste evento patrocinado por um arquiteto com o qual tanto aprendi”.

João Ramos, distinguido com o prémio de Mérito ‘Alexandre Viana de Lima de Belas Artes’, sublinhou a “importância que este prémio tem para quem está a iniciar a sua vida profissional, após um percurso académico exigente”.

A cerimónia da entrega dos prémios, que realizou-se no dia 14 de maio, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, em Esposende, contou com a presença do Reitor da U.Porto, António Sousa Pereira, do Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, e dos Diretores da FAUP, João Pedro Xavier, e da FBAUP, Lúcia Matos.

Vencedores “dignificam a Universidade”

Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, realçou a continuidade do relacionamento com a U.Porto através deste protocolo que “cumpre a vontade do arquiteto Viana de Lima”, e assumiu o “firme propósito de prosseguir com a preservação e divulgação do seu legado”.

O Reitor da U.Porto, António Sousa Pereira, enalteceu por sua vez “o mérito académico dos estudantes premiados que dignificam a Universidade que os enriquece do ponto de vista humano, técnico e científico”, reiterando de igual forma o compromisso assumido com o município de continuar a enaltecer e divulgar a obra e o percurso do arquiteto Viana de Lima.

Para o Diretor da FAUP, João Pedro Xavier, os Prémios “reforçam a importância da obra arquitetónica de Viana de Lima e toda a influência que teve e ainda tem na arquitetura nacional”.

Já a Diretora da FBAUP, Lúcia Almeida Matos, destacou que os Prémios que Viana de Lima fez questão de instituir estreitam “a articulação entre as artes e a arquitetura, que é tão importante, do nosso ponto de vista académico”.

A sessão incluiu a apresentação do documentário ‘Fundo Viana de Lima’ e um momento musical, protagonizado pelos professores da Escola de música de Esposende: Ana Sofia Vintena, Helena Venda Lima, Ernesto Clemente e Nuno Areia.

Sobre os Prémios Viana de Lima

A atribuição dos Prémios Viana de Lima decorre de um protocolo estabelecido, em 2010, entre a Câmara Municipal de Esposende e a Universidade do Porto, mediante o qual o Município assumiu a gestão da Casa das Marinhas, da autoria do arquiteto esposendense Viana de Lima e propriedade da U.Porto.

Dando cumprimento à vontade, expressa em testamento, de Viana de Lima, o Município de Esposende compromete-se assim a distinguir, anualmente e durante 30 anos, com um prémio pecuniário individual de dois mil euros, os melhores estudantes do curso de Arquitetura e de Belas Artes, sendo que, findo esse prazo, o imóvel passa a ser propriedade municipal. Ainda de acordo com o estabelecido, os galardoados oferecem ao Município uma obra/trabalho da sua autoria para o Fundo Viana de Lima.

Através da atribuição destes prémios, pretende-se homenagear e conservar a memória do arquiteto Viana de Lima, enaltecendo o relevante tributo da sua obra para a história da arquitetura nacional e a cultura artística de um modo geral.