Os irmãos e velejadores Diogo e Pedro Costa, ambos antigos estudantes de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), garantiram na última sexta-feira o apuramento para a competição de Vela – classe 470 – dos Jogos Olímpicos Tóquio2020.
O feito da dupla portuguesa foi alcançado durante os Mundiais da categoria, que terminaram este sábado, em Vilamoura (Algarve). Diogo e Pedro Costa terminaram a competição no segundo lugar, entre 76 equipas de 26 países, sagrando-se assim vice-campeões do mundo.
Com este resultado, Diogo Costa, de 24 anos, e Pedro Costa, de 26 anos, asseguram desde já última vaga em aberto para a competição de Vela (classe 470) nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.
Para além dos dois alumni da FEUP, Portugal estará ainda representado por outra dupla, mas na classe 49er.
Medalha é um sonho
O apuramento olímpico surge cinco anos depois de Diogo e Pedro Costa se terem sagrado campeões mundiais de Vela na classe 420, em San Remo. Na altura, e em entrevista ao Notícias U.Porto, os dois irmãos não escondiam a ambição: “ganhar uma medalha olímpica”.
Naturais do Porto, Diogo e Pedro Costa ingressaram no Mestrado Integrado em Engenharia Civil da FEUP em 2014 e 2015, respetivamente. Em representação da U.Porto, os dois irmãos sagraram-se campeões nacionais universitários de Vela em 2016. Um título que Pedro Costa voltou a conquistar em 2018.
Recorde-se que os Jogos Olímpicos Tóquio2020 foram adiados para 2021 devido à pandemia de covid-19. A pouco menos de quatro meses do arranque da competição – a decorrer de 23 de julho a 8 de agosto – Portugal tem já garantida a presença de 40 atletas. Entre eles incluem-se a ginasta Filipa Martins e a maratonista Carla Salomé Rocha, estudante e antiga estudante da Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP), respetivamente.