Reunir os “Contributos do Ensino Superior para o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)” é o objetivo do webinar que o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) vai promover, no próximo dia 22 de fevereiro, com transmissão em direto a partir das 10h00.

Numa altura em que decorre a fase de discussão e auscultação pública do PRR, este webinar vai reunir um painel de personalidades com responsabilidades nacionais e internacionais em setores tão diversos como a economia, a investigação, e o ensino superior. Juntos, irão debater as principais linhas do documento que reúne aquelas que o Governo considera serem “as reformas estruturais fundamentais para assegurar a saída da crise pandémica e garantir um futuro resiliente para Portugal”.

Entre os oradores confirmados destaca-se a Comissária Europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, que partilhará uma “Visão Europeia do PRR”. A “Transição Digital” e o Alojamento Universitário – ao qual o PRR dedica um especial relevo e que será abordado por José Castro Lopes, Pró-Reitor da Universidade do Porto  – serão outros dos temas abordados ao longo da manhã (ver programa completo).

As conclusões da sessão ficarão a cargo de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Segue-se uma sessão de “perguntas e respostas”, com base nas questões que o público for colocando no chat (moderado) disponibilizado para o efeito.

O webinar será transmitido, em direto, em crup.digitalstream.pt e está aberto à participação de todos os interessados.

Sobre o Plano de Recuperação e Resiliência

Com um período de execução que se prolongará até 2026, o Plano de Recuperação e Resiliência vai aplicar cerca de 14 mil milhões de euros de subvenções num conjunto alargado de reformas e de investimentos em Portugal que, de acordo com o Governo, “permitirão ao país retomar o crescimento económico sustentado, reforçando assim o objetivo de convergência com a Europa ao longo da próxima década”.

Abarcando três grandes eixos – a resiliência, a transição climática e a transição digital – o PRR contempla um conjunto importante medidas relacionadas com o Ensino Superior. Entre elas incluem-se o aumento do número de graduados nas áreas STEAM, o investimento no alojamento estudantil a custos acessíveis, o reforço da cooperação entre as instituições de Ensino Superior e Administração Pública e empresas, ou a transição digital de todo o sistema educativo nacional.

A Universidade do Porto apela, por isso, à participação ativa de toda a comunidade académica na discussão pública do PRR, que decorre até 1 de março de 2021.