A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai lançar, no ano letivo de 2024/2025, a Licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica (SauD InoB), em articulação com as faculdades de Ciências (FCUP) e de Farmácia (FFUP) da Universidade do Porto e com três Laboratórios Associados do perímetro da U.Porto (INESC TEC, i3S e RiSE), além da colaboração do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP).

Esta nova oferta formativa recebeu a aprovação unânime da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), responsável pela avaliação da qualidade dos cursos ministrados em Portugal, que a considera “pertinente e muito inovadora” e “de enorme qualidade e exigência”. A entidade afirma que “os profissionais que irá formar serão um contributo ímpar para a estruturação da inovação biomédica”.

De acordo com o diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, o objetivo é que os novos licenciados sejam dotados de “conhecimentos sobre investigação e prestação de cuidados em saúde”, sendo “capazes de intervir em vários domínios da saúde digital e da inovação biomédica”. “São essenciais profissionais capazes de fazer pontes entre a tecnologia e a saúde e com um novo perfil formativo. Só assim poderão fazer investigação, programação, consultadoria, gestão de projetos e implementação de inovação”, afirma.

Os futuros licenciados deste novo curso, que abrirá candidaturas neste verão, deverão um novo perfil e competências “híbridas” fundamentais para operar as necessárias mudanças de paradigma e ajudar a construir a saúde do futuro, contribuindo para a resolução de problemas através da promoção de soluções criativas e inovadoras.

Estes profissionais deverão ter capacidade de integrar, gerir e liderar os processos de inovação e a transformação digital, em que a inteligência artificial e a bioinformática, a telemedicina e bioinformática terão um papel fundamental para a melhoria do acesso aos cuidados prestados, da sua qualidade e da sua eficiência.

Preparar para as novas exigências do setor da Saúde

Como explica o diretor da nova licenciatura e professor catedrático da FMUP, João Fonseca, “o plano curricular tem um tronco comum de dois anos, nos quais são abordados conteúdos de biologia humana, clínica e serviços de saúde, ciências de dados, informática médica e gestão. No terceiro ano, os estudantes poderão optar por um de quatro percursos especializados: Análise de Dados e Inteligência Artificial em Saúde; Investigação Biomédica e Bioinformática; Investigação Clínica e Gestão de Inovação em Saúde ou Sistemas de Informação em Saúde e Telessaúde”.

Estes novos profissionais deverão também adquirir competências práticas através da realização de estágios em instituições, empresas ou organizações de vários subsetores da saúde, que já se constituíram como parceiros desta Licenciatura. Entre os cerca de 50 parceiros da Licenciatura estão, por exemplo, o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), o IPO-Porto, a ULS de Matosinhos, a ULS do Nordeste, a Direção Executiva do SNS, a CUF, a Luz Saúde, o INFARMED, a Associação Nacional de Farmácias, o Health Cluster Portugal, a Siemens, a Unilabs, a AstraZeneca, a IQVIA, a FairJourney Biologics, a Glintt, ou a VirtualCare.

Após a graduação, os novos profissionais poderão desenvolver a sua atividade em instituições de prestação de cuidados de saúde, farmacêuticas, empresas de dispositivos médicos, biotecnologia, informática ou consultadoria, laboratórios de investigação, instituições do ensino superior e organizações públicas nacionais, europeias ou internacionais.

Mais informações sobre a nova licenciatura estão disponíveis aqui e na área de Ensino do site da FMUP . Informações sobre as candidaturas estarão brevemente disponíveis no site da Direção-Geral do Ensino Superior.

A nova licenciatura em Saúde Digital e Inovação Biomédica é financiada pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do «Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos».