A Universidade do Porto foi a grande dominadora dos Prémios Reading Summit (ReadS) 2023, ao conquistar os três prémios em competição na 3.ª edição do Concurso de Leitura e Escrita destinado a todos os estudantes do Ensino Superior em Portugal.

ReadS é um concurso dirigido aos alunos do Ensino Superior, que tem como objetivo primordial impulsionar a leitura e a escrita nas Universidades e Politécnicos, com base numa atitude de curiosidade, de abertura ao saber e ao mundo, e de espírito de aventura.

Realizada no passado dia 4 de julho, na Reitoria da U.Porto, a sessão de entrega de prémios contou com os 13 finalistas, entre os quais se destacavam sete estudantes da Universidade. Para participar, os concorrentes tiveram que apresentar um texto – verbal ou multimodal – sobre um livro à sua escolha.

O primeiro prémio foi atribuído a Beatriz Pinto e Francisca Ferreira, estudantes, respetivamente, do Mestrado em Ecologia e Ambiente e do Mestrado em Biologia Funcional e Biotecnologia de Plantas da Faculdade de Ciências (FCUP), e autoras do texto Não abrir antes de 11 de julho de 2060, inspirado no livro Mataram a cotovia, Harper Lee.

Em segundo lugar ficou o estudante Afonso Couto, finalista da Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Engenharia (FEUP), com o trabalho A ira de Aquiles à veia de Camões, resultado do cruzamento entre A Cancão de Aquiles, de Madeline Miller, e Os Lusíadas, de Camões.

Rui Miranda, estudante do Mestrado em Engenharia Matemática FCUP, fechou o pódio com Reis em Xeque, texto que teve por base O Ano da Morte de Ricardo Reis, José Saramago

Para além da entrega dos prémios, o evento final do ReadS 2023 contou com uma mesa redonda moderada pelo investigador Carlos Carreto, e uma sessão sobre ler literatura com o escritor e cientista Nuno Camarneiro.