Da Casa da Música para o mundo. Passa por aí a proposta do próximo concerto com transmissão “live streaming” promovido pelo Comissariado Cultural da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), agendado para as 11h00 do próximo dia 15 de novembro (domingo), e a cargo da Banda Sinfónica Portuguesa (BSP).
Sob a direção do maestro Francisco Ferreira, a Banda Sinfónica Portuguesa vai apresentar um programa camerístico que terá como solista o pianista Raúl da Costa.
O concerto incluirá a interpretação das obras: “Nocturno”, Op. 24 de Felix Mendelssohn; “Suite from The Good Soldier Schweik”, Op. 22 de Robert Kurka; “Aubade” – Poema coreográfico/Concerto parar Piano & 18 instrumentos de Francis Poulenc.
A transmissão decorrerá a partir da Casa da Música – Sala Suggia, através do canal Youtube da FEUP.
Mais informações através do e-mail [email protected].
Sobre a Banda Sinfónica Portuguesa e Raúl da Costa
Com sede na cidade do Porto e direção artística a cargo do Maestro Francisco Ferreira, a Banda Sinfónica Portuguesa (BSP) teve o seu concerto de apresentação em janeiro de 2005 no Rivoli, Teatro Municipal do Porto onde também gravou o seu primeiro CD. D
Desde então, tem vindo a gravar regularmente outros trabalhos e a somar distinções em Portugal e além fronteiras. Entre elas incluem-se o 1º prémio na 1.ª secção do II Concurso Internacional de Bandas de La Sénia na Catalunha (Espanha), em 2008, e o 1.º prémio na categoria superior (Concert Division) na prstigiado World Music Contest em kerkrade na Holanda (2011), considerado o “campeonato do mundo de bandas”.
Raúl Costa, por sua vez, iniciou os estudos musicais na Póvoa de Varzim, cidade de onde é natural. Presença recorrente em importantes palcos nacionais e internacionais desde muito novo, estreou-se, com apenas 12 anos de idade, com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música.
Com um repertório focado essencialmente na música de câmara, que se estende de Bach a Zimmerman, soma colaborações, como solista, com nomes como Javier Viceiro, Theodore Kuchar e Joseph Swensen, a par de orquestras como a Sinfónica do Porto Casa da Música ou a Orquestra Filarmónica Janáček. Raúl da Costa trabalhou ainda com mestres como Dmitri Bashkirov, Karl-Heinz Kämmerling, Tatiana Zelikman, Lev Natochenny, Boris Berezovsky, Maria João Pires ou Miguel Borges Coelho.
O currículo do pianista de 27 anos inclui vários primeiros prémios em diversos concursos nacionais e internacionais. Entre eles destacam-se o Concurso Internacional de Piano em San Sebastián, o Concurso Scriabin em Paris, o Concurso de Santa Cecília no Porto, o Concurso Young Pianist of the North em Newcastle (Inglaterra), ou o concurso internacional ZF-Musikpreis. Em 2016, foi premiado no 1º Concurso da União Europeia, em Praga, onde teve a responsabilidade de representar Portugal.