Gonçalo Gorito, doutorando e mestre em Engenharia Metalúrgica e de Materiais na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), foi recentemente destacado com uma Menção Honrosa pelo EuroBasket.com, um dos maiores websites de notícias sobre basquetebol profissional e semiprofissional a nível mundial. A distinção reconhece a prestação do estudante na edição 2019/2020 do Campeonato Nacional da I Divisão Masculina de Basquetebol, ao serviço do Famalicense AC.

Prestes a iniciar a sua terceira época ao serviço do clube de Vila Nova de Famalicão, Gonçalo confessa que os bons resultados apenas são alcançados quando existe empenho e um grande trabalho de equipa.

“A nível desportivo, muito do meu trabalho individual traduz-se em resultados coletivos. O que me caracteriza é a intensidade ofensiva e defensiva. Sou muito competitivo e dou sempre 110% em tudo o que faço. Da mesma forma, a nível profissional ou académico, e muito por influência do basquetebol, lido muito bem com o trabalho em equipa”, explica aquele que é considerado um dos melhores jogadores do terceiro escalão do basquetebol português.

Entre os pavilhões e os laboratórios da FEUP

Com 24 anos e já no basquetebol federado há 15, o atleta e investigador, que ao longo da sua carreira desportiva já passou por clubes como o GDB Leça, o Dragon Force e o Académico FC, equilibra os treinos com a investigação e as aulas de doutoramento na FEUP. Mesmo com todos os minutos contados e um calendário apertado para gerir, Gonçalo Gorito acredita que com “responsabilidade, esforço e organização” tudo se consegue, mesmo quando as horas já parecem curtas para o seu dia atarefado.

“Nunca abdiquei dos estudos nem do trabalho em prol do basquetebol ou vice-versa. Acredito verdadeiramente que seja uma questão de determinação e organização, de maneira a otimizar o tempo dedicado para uma determinada atividade. Pelo facto de conseguir conciliar a minha vida profissional e académica com a desportiva, dou o mesmo grau de importância e dedicação ao basquetebol.”, confessa.

Mas desengane-se quem considera que é tarefa fácil. Antes pelo contrário: “é bastante desgastante e desafiante, mas ao mesmo tempo torna-se gratificante porque quem corre por gosto não cansa”, admite o basquetebolista.

“O conhecimento nunca é demais

Seguro do seu percurso desportivo no basquetebol, foi no início da sua vida académica, na altura da seleção do curso superior, que Gonçalo encontrou maiores dúvidas, colocando várias áreas como possibilidades de escolha, que rapidamente se dissiparam tendo optado pelo curso de Engenharia Metalúrgica e de Materiais.

Como “orgulhoso estudante FEUP”, Gonçalo, que foi já eleito Melhor Atleta Masculino da Federação Académica do Porto em 2018, não esconde o seu apreço pela faculdade que sempre o acolheu, enaltecendo os seus valores de “excelência, visão e inovação”.

Agora, com um doutoramento à porta, o investigador mostra-se confiante e abraça um novo capítulo da sua vida com toda a “seriedade e responsabilidade que este desafio acarreta”, reconhecendo que não sabe o que o futuro lhe trará, a não ser a “certeza de que o conhecimento nunca é demais”.