Marcela Segundo, professora e investigadora da Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto (FFUP) e do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV REQUIMTE), foi recentemente distinguida comoFemale role model in analytical chemistry” pela revista científica Analytical and Bioanalytical Chemistry, uma publicação da prestigiada Editora Springer Nature e que constitui uma referência internacional na área da Química analítica.

A distinção, concedida a um conjunto de 60 cientistas de todo o mundo, visou a celebração do papel da mulher na liderança de investigação na área da Química Analítica. E foi acompanhada pela publicação, na última edição da revista (setembro), de um artigo resultante do trabalho desenvolvido por Marcela Segundo, em colaboração com o grupo dirigido por Meriem Lamghari, do I3S.

Com o título “Determination of neuropeptide Y Y1 receptor antagonist BIBP 3226 and evaluation of receptor expression based on liquid chromatography coupled with tandem mass spectrometry”, o artigo em causa “foca o desenvolvimento de uma técnica analítica capaz de quantificar o composto BIBP 3226 em quantidades inferiores a um picograma em extratos celulares”.

De acordo com Marcela Segundo, esta técnica torna “possível medir de forma indireta a expressão do receptor NPY Y1, com papel relevante em inúmeros processos fisiológicos, nomeadamente na regulação do apetite e na homeostase óssea”.

Sobre Marcela Segundo

Doutorada em Biotecnologia, com especialidade em Química, pela Universidade Católica Portuguesa, Marcela Segundo foi Investigadora Auxiliar no REQUIMTE – Rede de Química e Tecnologia entre 2003 e 2006. Foi nesse ano que se “estreou” como docente da FFUP, onde leciona no Departamento de Ciências Químicas e desenvolve investigação na área das ciências separativas e métodos analíticos de elevado rendimento.

É também investigadora integrada no LAQV, unidade de investigação dedicada à Química sustentável. Atualmente, é ainda Secretária da Divisão de Química Analítica da EuChemS – European Chemical Society.

Em 2016, foi agraciada pela Japanese Association for Flow Injection Analysis com o prémio FIA Award for Science, como reconhecimento pela sua contribuição científica na área da automatização do tratamento da amostra e da avaliação da capacidade antioxidante.