José Moreira de Araújo, o primeiro Professor Emérito da história da Universidade do Porto, faleceu hoje, aos 91 anos de idade. Docente da Faculdade de Ciências (FCUP), Moreira de Araújo foi um dos nomes maiores da Física nacional, tendo sido um dos fundadores e primeiro presidente da Sociedade Portuguesa de Física.

Nascido no Porto a 21 de setembro de 1928, José Maria Ribeiro Moreira de Araújo licenciou-se em Ciências Físico-Químicas na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto aos 21 anos de idade, em 1949, tendo desde logo sido convidado para Assistente daquela mesma faculdade.

Seria o início de uma relação com a Faculdade de Ciências que se prolongaria ao longo de toda a sua vida, apenas suspensa na década de 50 para realizar o doutoramento em Física Nuclear na Universidade de Manchester, sob a orientação do físico belga Léon Rosenfeld, colaborador habitual de Niels Bohr.

Regressou ao Porto e à FCUP em 1956, para aí também defender tese de doutoramento, numa altura em que em Portugal não havia reconhecimento de graus obtidos no estrangeiro. Logo depois, em 1960, com apenas 32 anos de idade, foi nomeado Professor Catedrático de Física da FCUP, tendo aqui desenvolvido toda a sua carreira académica e científica.

Moreira de Araújo foi determinante no lançamento do Centro de Física da Universidade do Porto, de que viria a ser Diretor durante duas décadas, entre 1963 e 1983. Um período em que o Centro de Física desempenhou um papel determinante para elevar a Universidade do Porto ao pelotão da frente da investigação científica europeia.

Uma trajetória que não passou despercebida em Portugal e no Mundo e que conduziu José Moreira de Araújo a diversos cargos e colaborações em instituições de Ciência e Tecnologia (Laboratório de Física e Engenharia Nucleares, Instituto de Alta Cultura, Instituto Nacional de Investigação Científica, Fundação Calouste Gulbenkian, Sociedade Portuguesa de Física, EurAtom) e à posição de professor convidado em universidades da Alemanha, Brasil e Bélgica.

José Moreira de Araújo distinguiu-se igualmente como divulgador de Ciência. Na Sociedade Portuguesa de Física foi o grande impulsionador do seu órgão de comunicação oficial, a Gazeta de Física. Na Universidade do Porto, foi um dos mentores do Museu de Ciência da FCUP (antecessor do atual Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto), tendo sido o seu Diretor até 2005. Foi ainda promotor de uma vasta atividade editorial, enquanto autor e editor de várias publicações de Física em Portugal e no mundo.

Uma vida dedicada à causa da Educação e da Ciência que valeram ao Professor Catedrático da FCUP o reconhecimento e a homenagem da sua universidade e do seu país. Em 2004, José Moreira de Araújo encabeçou o grupo de quatro docentes que, em 2004, receberam pela primeira vez o título de Professores Eméritos da Universidade do Porto. Foi igualmente agraciado com o Prémio Centenário FCUP (2011) e condecorado com a Ordem de Sant’iago da Espada pelo Presidente da República Jorge Sampaio em 2005, por ocasião das comemorações do Ano Internacional da Física.

As cerimónias fúnebres realizam-se esta terça-feira, dia 1 de setembro, às 10h30, a partir da Igreja Paroquial do Cristo Rei, na Praça D. Afonso V (Porto).