Mais de 200 estudantes da Universidade do Porto vão apresentar, no próximo dia 3 de julho, sexta-feira, os projetos finais de tecnologia criados para responder às necessidades de várias empresas. A iniciativa LGP Challenge Online 2020 potenciou o desenvolvimento de 20 aplicações e produtos reais para o mercado, num trabalho conjunto feito por estudantes da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP).

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas são o mote para o LGP Challenge Online 2020. Os projetos desenvolvidos têm por base necessidades validadas no mercado e visam a aplicação de práticas e técnicas de gestão, associadas a metodologias inspiradas em métodos ágeis de desenvolvimento de software e de lean experimentation para desenvolvimento de produtos.

Além de promover o espírito multidisciplinar  entre os estudantes, esta colaboração assume particular importância nas empresas e organizações externas à esfera universitária, já que a criação de soluções tecnológicas inovadoras têm um elevado potencial na promoção da transformação digital. Os projetos serão apresentados a partir das 14h00, em direto, no canal de Youtube.

Da realidade aumentada ao uso tecnologia em tempo real

Na edição do LGP Challenge Online 2020, há uma aplicação que auxilia pessoas que sofrem de enxaquecas crónicas desenvolvida para o Hospital Pedro Hispano (My Health Diary), uma plataforma de realidade aumentada (Merlin) que promove a aprendizagem nas áreas das ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM) criada para o Visionarium, uma aplicação de ‘gamificação’ (Mozart App) para a avaliação das competências musicais de alunos do ensino primário desenvolvida para a Câmara Municipal de Matosinhos. Os estudantes criaram também uma plataforma (PassengerConnect) que disponibiliza informação relevante em tempo real aos utilizadores de transportes públicos criada para a EFACEC, uma plataforma de comunicação em tempo real para a compra de peixe fresco em lota numa parceria com a SONAE e ainda uma aplicação que permite efetuar relatos em tempo real de eventos desportivos para a zerozero.pt.

Raul Vidal, Professor Emérito de Universidade do Porto e coordenador Emérito de LGP – uma iniciativa realizada há vários anos – destaca o “carácter inovador” e a importância desta unidade curricular na formação académica destes estudantes.

“A LGP funciona como um ´living lab´, onde os estudantes interagem com empresas-clientes, aplicam e desenvolvem as suas competências num ambiente real, desenvolvendo competências fulcrais de trabalho em equipa, empreendedorismo, comunicação e relacionamento com clientes”, nota o docente.

A sessão de apresentação final destes projetos conta com a participação de todas as entidades envolvidas na edição deste ano do LGP Challenge Online 2020, nomeadamente a Cidade da Maia, Hospital Pedro Hispano, Efacec (engineering and electric mobility), Deloitte e AGEAS, Associação Visionarium, HUUB, Talkdesk, Jumpseller – Widetail, Lda, Martin Helder Fisioterapia, Critical Manufacturing, Natixis, INOVA+, “Associação Viver a Ciência (VAC), Instituto de Medicina Molecular (IMM) da U.Porto.