Ensino a distância, teletrabalho, webinars, Zoom, Microsoft Teams… Todas estas são realidades que, nos últimos meses, passaram a dominar o quotidiano das instituições de ensino superior nacionais. E se as instituições estão a adaptar-se aos desafios impostos pela Covid-19, urge agora encontrar respostas para o futuro após a pandemia. E é delas que se vai falar no próximo dia 19 de maio, terça-feira, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, durante a sessão de apresentação da iniciativa “Skills 4 pós-Covid – Competências para o Futuro”.

Promovida pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), esta iniciativa visa mobilizar as instituições de Ensino Superior, mas também outras entidades públicas e privadas, para uma resposta conjunta aos desafios impostos pela Covid-19. Mais concretamente, pretende-se “estimular uma rápida adaptação em práticas e abordagens de ensino, aprendizagem, trabalho e investigação,  para melhor preparar a transição para o período pós-COVID-19″, refere o e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) em comunicado.

Para além de “identificar os principais constrangimentos, desafios e oportunidades” trazidos pela pandemia, a iniciativa visa igualmente “antecipar o papel que as Instituições de Ensino Superior terão no período pós Covid-19”.

As instituições envolvidas propõem-se igualmente  a identificar e fomentar “soluções inovadoras a nível institucional, de forma colaborativa e em rede, estimulando arranjos colaborativos e consórcios de formação avançada, investigação e inovação”.

Entre as medidas em estudo, e que podem avançar já no próximo ano letivo, o MCTES avança a “experimentação de práticas inovadoras de ensino e aprendizagem”, nos quais se incluem a integração de formas de autoaprendizagem e trabalho em equipa, ou a reconfiguração das cargas letivas. Em análise estará também a criação de novas formas de ingresso no ensino superior , ou o estabelecimento de condições “COVID free” nas instituições, como forma de fomentar a atracão de estudantes internacionais.

U.Porto no roteiro da iniciativa

A primeira sessão presencial de lançamento da iniciativa decorreu no passado dia 12 maio,  no Instituto Politécnico de Castelo Branco. Segue-se agora a Universidade do Porto num “roteiro” aberto à participação de docentes, empregadores, públicos e privados, e estudantes.

A sessão desta terça-feira tem início às 11h30, no Salão Nobre da Reitoria (Praça Gomes Teixeira) e contará com a participação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, A estes vão juntar-se  Francisco Vasques, Pró-Diretor da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), e Ângelo Ramalho, Chief Executive Officer (CEO) da Efacec.

De forma a garantir as normas de segurança, nomeadamente o distanciamento físico entre participantes, a capacidade máxima do Salão Nobre estará limitada a 40 lugares. Os restantes membros da comunidade académica poderão igualmente assistir à sessão, em direto, através de transmissão vídeo no canal de YouTube da Universidade do Porto.

Depois da U.Porto, o roteiro de apresentação da iniciativa “Skills 4 pós-Covid – Competências para o Futuro”.vai ainda passar Instituto Politécnico de Leitira (21 de maio), ISCTE (25 de maio), Universidade do Minho (26 de maio), Universidade do Algarve (29 de maio) e Politénico de Bragança (1 de junho).