Que curso posso escolher? Como calculo a média de ingresso? Que atividades extra-curriculares existem?… Com o ano letivo a caminhar para o final, estas são algumas das questões mais colocadas pelos futuros estudantes universitários. E é para lhes dar resposta que a Universidade do Porto está a organizar um conjunto de iniciativas para se apresentar de forma totalmente online e responder às principais dúvidas dos futuros “caloiros”.

Na verdade, e se o combate à Covid-19 obrigou ao cancelamento da Mostra da U.Porto, nem por isso a Universidade vai deixar de dar a conhecer a sua vasta oferta de programas de formação, abarcando as mais variadas áreas e ciclos de estudo. Ao todo são 34 primeiros ciclos (licenciaturas) e 18 mestrados integrados, cuja informação está disponível aqui.

Todos os interessados, desde escolas, autarquias, pais ou alunos que queiram esclarecer alguma questão sobre a U.Porto neste período – como a oferta formativa, alojamento, infraestruturas e atividades, apoio social, entre outras – podem fazê-lo através do e-mail [email protected].

U.Porto abre “portas digitais”

Entretanto, a Universidade do Porto está também presente na Feira Virtual do Ensino Superior, promovida em parceria com a Associação Inspiring Future. Neste “local”, os visitantes podem aceder a mais informações sobre a Universidade e conhecer melhor a oferta formativa disponível nos vários ciclos de estudo. Para participar, devem inscrever-se diretamente no site e aceder à Feira Virtual no dia que e atribuído.

Ao longo do mês de maio, a U.Porto vai ainda organizar sessões através da plataforma Zoom, em articulação com várias escolas espalhadas pelo país. A primeira sessão, dinamizada com a Escola Secundária Eça de Queirós da Póvoa, contou com uma apresentação genérica sobre a U.Porto e alguns esclarecimentos pelos Serviços de Ação Social (SASUP). Seguiram-se conversas paralelas organizadas por sala e por faculdades, nomeadamente com a Faculdade de Economia (FEP), Faculdade de Engenharia (FEUP), a Faculdade de Letras (FLUP) e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS).

Para a primeira primeira semana de maio, estão previstas sessões com a E.S. Soares Basto (4 de maio), com a E.S. Santa Maria Maior (5 de maio), com a E.S. Oliveira do Bairro (6 de maio), com a E.S. Alcaídes de Faria (7 de maio) e a E.S. Marques de Castillo (8 de maio).

FEUP aproxima-se de futuros “FEUPinhos”

Entretanto, também as faculdades da U.Porto vão usando o mundo online para se dar a conhecer aos estudantes pré-universitários. É o caso da Faculdade de Engenharia (FEUP), que tem planeadas, nos dias 26, 27 e 28 e 29 de maio, um conjunto de sessões online que pretendem esclarecer e apoiar os alunos de 12.º ano.

“FEUP – um mundo à tua espera” é o nome da iniciativa que pretende aproximar todos os futuros candidatos que têm o desejo de conhecer melhor a FEUP. O principal objetivo é apoiar uma escolha informada e acertada a todos os alunos de 12º ano interessados na área da engenharia, desmistificando e esclarecendo as dúvidas que possam existir . Serão 11 sessões de esclarecimento online, cada uma dedicada aos cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado da FEUP.

Cada uma das sessões terá um docente e um estudante presentes para apoiar os alunos que se inscreverem. As sessões vão decorrer a partir da plataforma Zoom.

As inscrições encontram-se abertas até ao dia 18 de maio. e podem ser feitas aqui.