“Assistente Digital Covid-19” – é assim que se denomina a nova ferramenta online gratuita, criada com o objetivo de avaliar os sintomas dos portugueses e de responder a dúvidas sobre a pandemia. A tecnologia foi lançada por um consórcio entre a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), a Escola de Medicina da Universidade do Minho, a start-up Automaise e a HLTSYS – Healthy Systems (spin-off nascida no CINTESIS).

Ao aproveitar as potencialidades da Inteligência Artificial, e recorrendo aos algoritmos disponibilizados pela Direção-Geral da Saúde (DGS), este novo assistente digital possibilita fazer uma primeira triagem e saber que tipo de cuidados devem ser tidos em conta.

Durante a “conversa”, as pessoas vão respondendo a um conjunto de questões relacionadas com possíveis sintomas e comportamentos e, em função das respostas, o chatbot dá um conjunto de recomendações no final.

Não substitui a linha SNS24!

Contudo, esta ferramenta pretende ser apenas mais um auxílio para os cidadãos conhecerem melhor a doença e aliviar a carga dos serviços oficiais do SNS, pelo que não substitui a resposta oficial através da linha SNS24.

“Antes de começar a avaliar os seus sintomas, precisa saber que este chat não substitui a opinião de um médico. Em caso de dúvida, consulte o seu médico de família ou o médico que o acompanha regularmente”, pode ler-se na primeira mensagem recebida.

O “Assistente Digital Covid-19” está disponível gratuitamente através de um website ou do Messenger na página de Facebook do Centro de Medicina Digital P5, mas poderá vir a ser integrada em mais plataformas brevemente.