Face aos recentes desenvolvimentos da epidemia de COVID-19 em Portugal e à necessidade de esclarecimento continuado sobre as caraterísticas deste problema de saúde pública, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) criou um fórum aberto à comunidade, que visa esclarecer dúvidas sobre questões relacionadas com o novo coronavírus.

Neste espaço, sujeito a moderaçãotodos são convidados a colocarem as suas dúvidas, as quais serão respondidas por investigadores do ISPUP, em colaboração com a Unidade de Doenças Emergentes do Serviço de Doenças Infeciosas do Centro Hospitalar Universitário de São João.

Pretende-se ouvir as dúvidas da comunidade e esclarecer a população, fornecendo respostas baseadas em informação cientificamente válida e credível.

O fórum, que se encontra disponível aqui, estará também inserido na página web criada pela Universidade do Porto para difundir toda a informação relativa ao novo coronavírus e as medidas implementadas no âmbito do Plano de Contingência entretanto ativado pela instituição.

Esclarecer a população com informação cientificamente correta

Para além da criação do fórum aberto à comunidade, o ISPUP está também a publicar no seu website uma série de textos científicos sobre a COVID-19, subordinados ao tema “Da emergência de um novo vírus humano à disseminação global de uma nova doença – Doença por Coronavírus 2019 (COVID-19)”.

Os textos – que podem ser consultados aqui – reveem o conhecimento científico atualmente disponível, apresentam as melhores práticas consensuais, tanto no que respeita à prevenção como à identificação e tratamento dos casos, e mantêm a tempo a dimensão quantitativa da epidemia. Cobrem nomeadamente aspetos relacionados com a caracterização epidemiológica da infeção, do vírus e das formas clínicas da doença – evolução, tratamento e prognóstico, e as respostas integradoras de saúde pública.