Face aos recentes desenvolvimentos da epidemia de COVID-19 em Portugal, a Universidade do Porto estabeleceu um Plano de Contingência (disponível aqui) alinhado com as orientações das autoridades de saúde nacionais e internacionais.

Este Plano de Contingência, que tem efeitos imediatos em todas as unidades constitutivas da U.Porto, foi elaborado por uma task-force nomeada pelo Reitor, António de Sousa Pereira. Nele podem encontrar-se um conjunto de medidas e recomendações de atuação para cada membro individual da comunidade académica e para os responsáveis de cada unidade constitutiva, de forma a minimizar os riscos de transmissão da COVID-19.

O Plano de Contingência está disponível em www.up.pt/covid-19, uma página criada para o efeito e que servirá também de repositório de toda a informação da Universidade do Porto para o combate à COVID-19 . Esta será continuamente atualizada de acordo com a evolução da situação.

A U.Porto recomenda ainda a todos os membros da comunidade académica que sigam as recomendações do Plano de Contingência e das autoridades de saúde, nomeadamente no que toca às medidas básicas de higiene. Solicita-se igualmente especial atenção aos sintomas associados à doença COVID-19, nomeadamente febre, tosse e dificuldades respiratórias.

Em caso de dúvida, deve contactar, de imediato, a linha SNS24 808 24 24 24. Note-se que, no caso de ser recomendado o isolamento, não existirão penalizações e tudo será feito para prestar o apoio necessário.

A task-force da U.Porto pode ser contactada através do email [email protected].