A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai trabalhar na reestruturação dos cursos médicos lecionados na Jordânia, ao abrigo do iBMS-JO “Establishment of Intercalated Program in Basic Medical Sciences in Jordan”, um projeto ERASMUS+, financiado pela União Europeia.

O iBMS-JO visa a implementação de um ano intercalar nos cursos de Medicina na Jordânia, com o objetivo de melhorar as competências científicas dos estudantes de Medicina. Através da promoção de cursos avançados em áreas das Ciências Básicas, o projeto surge numa tentativa de estimular o interesse pela investigação laboratorial e clínica.

Numa altura em que as escolas de Medicina dos países do Médio Oriente se debatem com a falta de cientistas e académicos em Ciências Básicas, esta iniciativa poderá “revelar-se decisiva para a reforma e melhoria do curriculum vigente nas Escolas Médicas da Jordânia”. Essa é a convicção de Maria Amélia Ferreira, coordenadora do iBMS-JO na FMUP, que esteve no kick off meeting do projeto (realizado entre os dias 20 e 23 de fevereiro, na Jordânia), juntamente com a investigadora da Unidade de Investigação em Ciências Cardiovasculares da FMUP (UnIC), Isabel Miranda.

Com a solução formativa preconizada por este projeto, “além de compreender os princípios científicos que sustentam a prática médica moderna, os futuros médicos tornar-se-ão qualificados numa variedade de técnicas de laboratório e experimentarão os desafios inerentes à realização de projetos de investigação em laboratório”, lê-se no site do iBMS-JO.

O projeto iBMS-JO, coordenado pela Jordan University of Science and Tecnology, conta ainda com a participação das universidades de Pisa (Itália), Umeå (Suécia) e Patras (Grécia).