A Universidade do Porto está “de partida” para a América Latina, onde vai participar, ao longo das próximas semanas, em duas das maiores feiras de educação internacional a nível mundial: a Expo Posgrados (Colômbia, Equador, México e Peru) e o Salão do Estudante (Brasil).
Com passagem por cinco países e dez cidades, esta “tour” latino-americana constitui uma oportunidade para a Universidade promover a sua oferta formativa – composta por 53 licenciaturas e mestrados integrados, 145 mestrados e 95 doutoramentos – junto de estudantes e potenciais candidatos de alguns dos países mais populosos do continente americano (perto de 435 milhões de pessoas).
Para além de informação sobre os cursos, os visitantes do stand da U.Porto poderão obter todos os esclarecimentos sobre a Universidade – e, em particular, sobre o processo de candidatura – com a ajuda de técnicos especializados do Serviço de Relações Internacionais (SRI), do Serviço de Formação e Organização e Académica (FOA) e de algumas faculdades.
O roteiro
A primeira paragem da U.Porto está marcada para a Cidade do México, que acolhe, de 29 de fevereiro a 1 de março, a edição mexicana da Expo Posgrados. Especialmente destinado aos estudantes latinos-americanos que pretendam frequentar um curso de pós-graduação em universidades estrangeiras, o evento terá lugar Hotel Fiesta Americana Reforma
Já a 7 de março, a U.Porto ruma ao Brasil, onde irá marcar presença em mais uma edição do Salão Estudante, a maior feira de recrutamento estudantil daquele país.
Reunindo dezenas de instituições de mais de uma dezena de países, o Salão do Estudante 2020 vai arrancar em São Paulo, e, até 19 de março, passará por um total de sete cidades. A participação da U.Porto estará, contudo, limitada às cidades de São Paulo (7 e 8 de março), Rio de Janeiro – nas zonas da Gávea (10 de março) e Barra (11 de março), Brasília (13 de março), Salvador (15 de março) e Belo Horizonte (17 de março).
À semelhança de edições anteriores, e para além do contacto com o staff da U.Porto, os visitantes terão a oportunidade de interagir com antigos estudantes brasileiros da U.Porto que aceitaram o desafio de partilhar a sua experiência em Portugal. Esta “digressão” da U.Porto pelo Brasil inclui ainda visitas a várias escolas e colégios de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte, onde os alunos locais poderão esclarecer todas as suas dúvidas sobre um possível percurso académico na Universidade.
Depois do Brasil, a comitiva da U.Porto vai ainda percorrer mais três países no âmbito da Expo Posgrados. O périplo arranca a 26 de março na cidade colombiana de Medellín (Centro de Eventos El Tesoro – Parque Comercial El Tesoro). Seguem-se Bogotá, capital e maior cidade da Colômbia (28 e 29 de março, no Hotel Hilton Bogotá), Quito, capital do Equador (1 e 2 de abril, no Hotel Sheraton Quito) e Lima, capital do Peru (4 e 5 de abril, no Hotel Country Club Lima).
Mais informações (locais, horários, etc.) aqui.
Abrir horizontes
A participação nestas feiras vai ao encontro da aposta que a U.Porto tem vindo a fazer ao nível do recrutamento de estudantes na América Latina. Um mercado que, à exceção do Brasil, está ainda pouco explorado pelas universidades portuguesas. A ambição passa então por atrair para o Porto cada vez mais estudantes desta área do globo, para obtenção de grau completo.
Só no ano letivo 2019/2020, 2934 estudantes latino-americanos frequentam os diferentes ciclos de estudos da U.Porto ao abrigo do Estatuto do Estudante Internacional (EEI), reservado para candidatos que não possuam nacionalidade portuguesa ou de outro Estado membro da União Europeia. Neste grupo (que exclui os estudantes de mobilidade), composto na sua esmagadora maioria por estudantes brasileiros (2866), incluem-se também estudantes provenientes da Argentina (4), Bolívia (2), Chile (9), Colômbia (16), Costa Rica (3), Equador (10), México (12), Peru (6) e Venezuela (6).