A estudante Catarina Nunes de Sousa, da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), sagrou-se esta quinta-feira tetracampeã nacional universitário de Squash, ao conquistar, pelo quarto ano consecutivo o Campeonato Nacional Universitário (CNU) da modalidade, organizado este ano pelo Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP).

Após ter regressado recentemente do México, onde esteve a realizar um período de de mobilidade internacional, a futura engenheira mecânica não podia ter desejado um melhor regresso a “casa”. Ao terminar a competição – que decorreu no Proracket, em São Mamede de Infesta – sem qualquer derrota, Catarina somou assim mais um título com a camisola da Universidade.

“Na medida em que o squash é um desporto individual, representar a U.Porto faz-nos sentir parte de uma equipa, ou seja, sinto o orgulho de vencer pela minha Universidade”, diz a estudante. Quanto aos “segredos” para o sucesso, Catarina Sousa elege “a paixão pelo squash e o mau perder”, motivações que a levam “a dar tudo”, não só nas competições como em cada treino.

Em segundo lugar do CNU de Squash ficou Beatriz Dias, do Instituto Politécnico da Guarda (IPG), e em terceiro, Rita Monteiro, da Associação Académica da Universidade de Aveiro (AAUAv). A U.Porto esteve também representada por Carolina Campos que ficou na 5ª posição.

Catarina Nunes de Sousa e Carolina Campos foram as representantes da U.Porto no CNU de Squash. (Foto: CDUP-UP)

Na prova masculina, Jorge Monteiro, da AAUAv, revalidou também o título de campeão nacional universitário. Ao pódio subiram ainda Bruno Gomes da Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST), que levou a medalha de prata, e Simão Neves, da Associação de Estudantes do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (AEISCAC), que ficou com a de bronze.

A principal competição do desporto universitário nacional prossegue já este sábado, na Figueira da Foz, com a realização do CNU de Corta Mato. A U.Porto estará representada por nove estudantes atletas.