Um “livro aumentado” para o ensino da programação, aulas virtuais de Fisiologia Médica, uma app para promover uma “aprendizagem ativa”, um simulador inovador para o ensino da medicina veterinária, ou um projeto para o ensino da engenharia civil e hidráulica através da realidade virtual. Estes são alguns dos vencedores da edição 2020 do concurso “Projetos de Inovação Pedagógica” da Universidade do Porto, iniciativa que vai premiar, pelo quarto ano consecutivo, as melhores propostas de inovação pedagógica criadas pelos docentes da instituição.
Ao todo são nove os projetos – todos eles propostos por docentes da U.Porto – selecionados para receber um apoio financeiro a ser aplicado no desenvolvimento de atividades que promovam a melhoria do ensino e aprendizagem no seio da Universidade. Nesta edição, os vencedores vão receber um apoio de 10 mil euros para aplicar na aquisição de equipamentos, licenças ou programas informáticos, mobiliário, serviços externos e outras ações.
Este concurso insere-se no âmbito do programa “Promover a Excelência Pedagógica na Universidade do Porto”, que tem por objetivo promover a melhoria dos modelos educativos aplicados nos cursos e unidades curriculares da instituição. Entre as iniciativas dinamizadas inclui-se também a atribuição do Prémio de Excelência Pedagógica, entregue anualmente aos docentes que se destaquem ao nível do desenvolvimento de modelos educativos de excelência.
E os vencedores são…
– Deslocações – Residências Artístico-Pedagógicas, de Samuel Silva e Carla Cruz, da Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP). O projeto visa cruzar o espaço de aula com o contexto museológico da faculdade. A ideia é deslocar da tradicional “sala de aula/atelier” para o interior do Museu.
– Livro Aumentado para Introdução Criativa à Programação, de António Coelho, da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP). A proposta prende-se com a criação de um novo suporte para a aprendizagem da programação, o chamado “livro aumentado”. A ideia é integrar vídeos, desafios, jogos digitais.
– Ensino Farmacêutico Centrado no Doente: Desenvolvimento de Competências Interpessoais numa Era de Transformação Digital da Sociedade, de Isabel Martins de Almeida, da Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP). O projeto pretende focar o modelo de ensino nas necessidades de um potencial doente/utente, em particular no aconselhamento cosmetológico.
– IUC4: Integração de Unidades Curriculares Básicas e Profissionalizantes, de Carla Sofia Garcia Fernandes, Carlos Manuel Magalhães Afonso, Honorina Maria de Matos Cidade, Maria Elizabeth Tiritan, Maria Emília da Silva Pereira de Sousa, Marta Ramos Pinto Correia da Silva, da Faculdade de Farmácia da U.Porto (FFUP). A integração das unidades curriculares é o ponto base do projeto, que procura privilegiar a autonomia e espírito crítico.
– Sentir a Realidade da Engenharia com Ferramentas de Imersão Sensorial VR/360, de Francisco Piqueiro, da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP). O objetivo é, através da realidade virtual, trazer o mundo real da engenharia civil e hidráulica para a sala de aula.
– Aprendizagem Ativa em Aula Invertida: O Laboratório como Espaço de Fusão de Novos Paradigmas de Ensino, de Eliana Silva, Joaquim Faria, Inmaculada Velo Gala, Cláudia Silva, Maria José Sampaio, da Faculdade de Engenharia, e Rita Ruivo Marques, das Faculdades de Engenharia e de Psicologia e Ciências da Educação (FEUP e FPCEUP). A proposta apresentada visa o desenvolvimento de uma app (aplicação para smartphone) como ferramenta didática. O objetivo é que o utilizador possa, entre outras ferramentas, assistir a breves conteúdos didátivos e apelativos, assimilando os conceitos antes de os colocar em prática.
– Uma Aprendizagem Autónoma e Interativa da Fisiologia Médica, de Fábio Nunes, Marta Canha, João Neves, André Lourenço, Joaquim Moreira, da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP). Lecionar as aulas téoricas e teórico-práticas em formato virtual é o principal objetivo deste projeto. A ideia é que o conteúdo seja ensinado por especialistas das respetivas áreas, motivando a discussão e trabalho em casos clínicos reais nas aulas presenciais.
– CYTO-SIM – Utilização de Simulador para o Ensino da Citologia Diagnóstica em Medicina Veterinária, de Ricardo Marcos, do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). O projeto propõe a criação de um simulador para ser aplicado no contexto de aula. Não existem modelos de simulação para a aprendizagem da citologia diagnóstica veterinária e o objetivo é ajudar os estudantes a praticar este tipo de intervenções.
– Envolver-se Para Aprender: Um Estudo-Piloto na Formação de Professores de Educação Física no Ensino dos Desportos Coletivos, de Maria Luísa Estriga e Paula Batista, da Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP). A proposta apresentada visa colocar o estudante (e futuro professor) no centro da aprendizagem. A ideia é potenciar experiências em contexto real de ensino e melhorar a prática pedagógica.
Docentes juntam-se para saber mais sobre inovação pedagógica
Os projetos vencedores vão ser apresentados, publicamente, no próximo Workshop de Inovação e Partilha Pedagógica, que se realiza nos dias 3 e 4 de fevereiro, na Faculdade de Economia da U.Porto.
Este workshop tem como objetivo apresentar palestras de interesse na área pedagógica, divulgar boas práticas e promover as experiências educativas de excelência aplicadas no ano letivo anterior na Universidade do Porto. O programa completo pode ser consultado aqui.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição.