Duarte Menezes e Patrícia Sousa, ambos estudantes e membros da equipa de Remo da Universidade do Porto, integram a edição deste ano do calendário solidário da Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM). A iniciativa, que já vai a quinta edição, voltou a desafiar atletas de várias academias do país a despir a roupa e o preconceito por uma causa solidária: reunir fundos para apoiar estudantes carenciados.

Depois de um interregno de um ano, o calendário da AAUM regressa então em 2019 com a participação de 29 atletas –  oito masculinos e 21 femininos – que aceitaram posar para a objetiva do fotógrafo Nuno Gonçalves . Entre os “modelos” incluem-se, maioritariamente, atuais e antigos estudantes da U.Minho, mas também há representantes das academias do Porto e de Aveiro.

Um repetente e uma estreia absoluta

É o caso Pedro Duarte Menezes, estudante do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) que volta a dar a cara – e o corpo – pelo calendário da AAUM, após uma primeira aparição em 2017.

Atleta do Clube Naval Infante D. Henrique, Pedro Menezes tem um currículo recheado de títulos nacionais e internacionais de Remo. Com as cores da U.Porto, soma vários títulos em campeonatos nacionais universitários e uma participação no Europeu Universitário, em 2017. Já em 2919, sagrou-se vice-campeão europeu universitário com as cores da Universidade de Glasgow (Escócio), onde esteve a estudar ao abrigo do programa Erasmus+.

O outro representante da U.Porto no calendário é a também remadora Carla Patrícia Sousa, atual campeã nacional universitária de Double Scull. A estudante, de 41 anos e mãe de três filhos, frequenta atualmente o 2.º ano da licenciatura em Arqueologia da Faculdade de Letras (FLUP).

Recorde-se que, em 2017, o calendário da AAUM contou, pela primeira vez , com a participação de uma equipa. Na altura, a escolha recaiu na seleção de andebol feminino da Universidade do Porto.

Patrícia Sousa e Pedro Duarte Menezes somam vários títulos nacionais universitários em representação da Universidade do Porto. (Foto: Nuno Gonçalves/AAUM)

Uma causa solidária… mas não só

Tal como nas quatro edições anteriores, o dinheiro da venda do calendário solidário reverte para o Fundo Social de Emergência (FSE) da U.Minho, uma iniciativa da associação académica da instituição minhota que, à semelhança do que acontece na U.Porto, se destina a estudantes com dificuldades económicas.

Com a edição deste ano pretendeu-se igualmente alertar para as dificuldades de alojamento sentidas pela comunidade estudantil. “Os modelos retratados estão desabrigados, assim como os estudantes que têm dificuldades em encontrar casa. Mas não só estes: os estudantes que o fundo solidário social tem apoiado, ano após ano, viveram também as suas formas de desabrigo”, sublinha a AAUM, em comunicado.

Como comprar o calendário?

O calendário tem um custo de cinco euros e pode ser adquirido na sede da AAUM, gabinetes de apoio ao aluno e pavilhões desportivos da Universidade do Minho e nas lojas do Sporting Clube de Braga.

Nas quatro edições anteriores, a iniciativa permitiu amealhar cerca de 20 mil euros, que serviram para financiar centenas de estudantes.