A Reitoria da Universidade do Porto vai receber no próximo dia 20 de setembro a décima primeira edição da Gala do Desporto da U.Porto, momento que servirá para homenagear todos aqueles – estudantes atletas, instrutores e treinadores – que contribuíram para o sucesso da instituição no desporto universitário, no ano letivo 2018/2019.
Na última temporada, a U.Porto voltou a destacar-se, pela nona vez consecutiva, no primeiro lugar do Ranking da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), ao conquistar 187 medalhas – 76 de ouro, 55 de prata e 56 bronze – em 50 provas nacionais universitárias, onde esteve representada por 353 estudantes. A nível internacional, a Universidade também deixou a sua marca com a conquista de duas medalhas – uma de prata e uma de bronze – e a participação de 15 equipas nos Campeonatos Europeus Universitários.
É esse sucesso que será celebrado em pleno Dia Internacional do Desporto Universitário, a partir das 19h30, numa noite de Gala à qual não faltarão os estudantes atletas medalhados na passada época desportiva. Presentes vão estar também o Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, e o secretário de estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo.
Nesta XI Gala do Desporto serão revelados os melhores da última época desportiva nas categorias de Instrutor do Ano, Revelação do Ano, Reconhecimento Desportivo, Técnico do Ano, Modalidade Individual do Ano, Modalidade coletiva do Ano, Atleta Feminina do Ano e Atleta masculino do ano. A votação é aberta ao público e encontra-se disponível até 18 de setembro, na página do Facebook do Centro de Desporto da U.Porto.
Durante a cerimónia, será também atribuído o galardão de Mérito Excelência – destinado a uma personalidade com um percurso profissional de sucesso ligado à Universidade e ao Desporto Universitário – a Paulo Pereira, antigo estudante da Faculdade de Desporto da U.Porto e atual treinador da seleção nacional de Andebol masculino. Um galardão entregue anteriormente a Nélson Puga, Pedro Sarmento, Carlos Magalhães, Manuel Janeira, Fernando Parente, Jorge Olímpio Bento e João Paulo Vilas-Boas e a Jorge Braz.
Já o galardão de Carreira Desportiva vai ser atribuído à canoísta Marta Pinto, estudante da Faculdade de Medicina da U.Porto que, desde 2013, conquistou 13 medalhas – incluindo dez de ouro – em representação da U.Porto, tendo ainda somado uma participação nos Jogos Europeus Universitários.
Ao longo da noite, a U.Porto vai também distinguir os estudantes que participaram na Universíada de Verão Nápoles 2019, bem como os estudantes da U.Porto medalhados nos Jogos Europeus Minsk 2019, Carlos Nascimento (Atletismo), Bárbara Sequeira e Francisca Maia (Ginástica). Homenageados serão também os estudantes e antigos estudantes da U.Porto que se sagraram campeões do mundo de Hóquei em Patins (Ângelo Girão, Rafael Costa, Henrique Magalhães, Hélder Nunes e Telmo Pinto) e vice-campeões dos World Roller Games Barcelona 2019 (Ana e Pedro Walgode).
Nomeados para a XI Gala de Desporto da U.Porto
Instrutor do Ano
Vanessa Carvalho – TRX, Circuit Training e Musculação
Élsio Lopes – Musculação, H2O Terra, Natação e natação Kids
Maria Baltar – Natação, Hidroginástica e Natação Kids
Benedita Santos – Yoga
Sara Coelho – Musculação Adaptada
Revelação do Ano
José Simões (FCUP) – BTT
Ana Margarida Rodrigues (FEP) – Natação
Pedro Braz (FADEUP) – Bilhar
Carlos Nascimento (FADEUP) – FADEUP
Sara Cascarejo (FCNAUP) – Ginástica
Reconhecimento Desportivo
Ana Lopes (FCNAUP/FADEUP) – Atletismo
Bernardo Graça (FADEUP) – Natação
Sofia Gouveia (FBAUP) – Esgrima
Ana Rita Félix (ICBAS) – Golfe
Bernardo Machado (FMDUP) – Bodyboard
Técnico do Ano
Ricardo Quintela – Kickboxing
Tiago Ribeiro – Voleibol de Praia
Pedro Guimarães – Atletismo
José Miguel Neves – Ténis de Mesa
Daniel Chaves – Futebol
Modalidade Individual do Ano
KickBoxing
Atletismo
Voleibol de Praia
Ténis de Mesa
Modalidade Coletiva do Ano
Andebol feminino
Pólo Aquático
Voleibol feminino AEFEP
Futebol masculino
Atleta Feminina do Ano
Ana Filipa Gante (FMDUP) – Andebol
Catarina Nunes (FEUP) – Squash
Mafalda Ferreira (FEUP) – Remo
Carolina Oliveira (FMUP) – Esgrima
Raquel Andrade (FPCEUP) – Ténis de Mesa
Atleta Masculino do Ano
Gil Maia (FFUP) – Duatlo e Triatlo
João Freitas (FEP) – Kickboxing
Joaquim Mendes (FEUP) – Karaté
Renato Viana (FADEUP) – Taekwondo
André Fonseca (FADEUP) – Futebol 7