No stand da U.Porto, os visitantes do Salão do Estudante podem encontrar informação detalhada sobre tudo o que envolve estudar na Universidade. (Foto: DR)

Promover a oferta formativa da instituição junto dos estudantes brasileiros, dando-lhes a oportunidade de descobrirem a universidade portuguesa mais procurada pelos estudantes do Ensino Superior. É com essa missão que Universidade do Porto se encontra no Brasil para participar em mais uma edição do Salão do Estudante, a maior feira de educação internacional da América Latina.

Reunindo dezenas de instituições de diferentes países, a segunda edição do ano do Salão do Estudante 2019 arranca esta segunda-feira, no Rio de Janeiro, e, até ao próximo dia 20, passará por um total de sete cidades brasileiras. No caso da U.Porto, a participação estará limitada à “cidade maravilhosa” (9 e 10 de setembro, nas zonas de Copacabana e da Barra, respetivamente), Curitiba (12 de setembro) e São Paulo (14 e 15 de setembro).

À semelhança de edições anteriores da feira, a U.Porto contará com um stand próprio, onde os estudantes poderão obter todas as informações necessárias sobre a instituição. Para além do contacto com o staff da U.Porto, os visitantes terão também a oportunidade de interagir com estudantes brasileiros que realizaram uma mobilidade (Incoming), mas também com estudantes portugueses que se encontram no Brasil ao abrigo de programas de mobilidade internacional (OUtgoing).

Em paralelo com a participação no Salão do Estudante, esta “digressão” da U.Porto pelo Brasil incluirá ainda visitas a várias escolas e colégios no Rio de Janeiro, Curitiba e São Paulo., onde os alunos vão poder esclarecer todas as suas dúvidas sobre u possível percurso académico na Universidade.

À conquista do Brasil

Só em 2018/2019, perto de 3500 estudantes brasileiros frequentaram a U.Porto para realizar um curso completo ou ao abrigo de programas de mobilidade internacional. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Com esta presença no Salão do Estudante, a U.Porto dá continuidade a um esforço de internacionalização que se tem traduzido na crescente procura que a Universidade tem vindo a registar entre os estudantes brasileiros. Só em 2018/2019, o número de estudantes com nacionalidade brasileira a frequentar a U.Porto ascende a perto de 3500 (2259 de grau e 1065 ao abrigo de programas de mobilidade), número que representa mais de metade do total da comunidade internacional da instituição.

Para estes números contribui a forte aposta da Universidade na criação de condições que permitam facilitar o acesso aos seus cursos a todos os estudantes brasileiros (que não possuam dupla nacionalidade portuguesa). Entre as ações desenvolvidas inclui-se a aceitação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do Brasil como critério de seleção para os estudantes que pretendam ingressar na Universidade através do Concurso Especial para Estudantes Internacionais, que serve de “porta de entrada” nos cursos de Graduação –  1.º ciclo (licenciatura) e mestrado integrado – da U.Porto a estudantes que não possuem nacionalidade portuguesa ou de outro Estado membro da União Europeia.

Também aqui os números são promissores. Só no ano letivo 2017/2018, mais de 400 estudantes brasileiros ingressaram na U.Porto através desta via de acesso, superando largamente o número de colocados em anos anteriores (7 em 2014/2015, 33 em 2015/2016, 113 em 2016/2017 e 313 em 2017/2018).

Na verdade, não é por acaso que  U.Porto é um destino preferencial para os estudantes brasileiros. Além dos fortes laços culturais que unem Portugal e Brasil, a excelência do ensino e investigação e as experiências de sucesso relatadas por outros estudantes brasileiros  constituem fatores cruciais para a escolha dos estudantes. Por outro lado, a própria cidade, considerada um dos melhores destinos da Europa, constitui um porto seguro, com ótima qualidade de vida, permite estudar na Europa sem mudar de idioma e a um custo muito acessível.