A Universidade do Porto competiu nos últimos dias nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) de Squash, Xadrez, Esgrima, Bilhar, Orientação, KickBoxing e no torneio de apuramento para os Jogos Europeus Universitários de Basquetebol 3×3, alcançando um total de 21 medalhas, entre as quais 6 de ouro, 3 de prata e 12 de bronze.
O grande destaque vai para os novos campeões nacionais universitários de Xadrez, Esgrima, KickBoxing e Squash.
Recentemente consagrado como o campeão nacional federado de Xadrez mais jovem de sempre, André Sousa não podia ter pedido melhor estreia com as cores da U.Porto. Na sua primeira participação no CNU de Xadrez, o estudante da Faculdade de Engenharia (FEUP) foi o mais forte entre os que competiram em Lisboa nas provas de rápidas e semirrápidas, conquistando assim duas medalhas de ouro.
Quem também bisou foi Sofia Gouveia, grande protagonista do CNU de Esgrima, disputado em Lisboa. Para além de ter revalidado o título nacional na prova de Florete, a estudante somou nova vitória na prova de Espada.
Já José Tomás Silva, que em 2017 conquistou o título nacional universitário de Voleibol de Praia, destacou-se esta ano CNU de KickBoxing LowKick, disputado em Braga, onde alcançou a medalha de ouro nos -86kg. Um feito idêntico ao que Catarina Nunes de Sousa protagonizou na prova feminina do CNU de Squash, disputada no passado dia a 14 de maio, em Aveiro.
No que toca às restantes medalhas, as três de prata foram conquistadas na Esgrima (Florete), pelo estudante Rui Costa, no KickBoxing (-63kg) por João Bessa, e no Squash, por Tiago Leite. Às portas do título ficaram também as equipas de KickBoxing LowKick e Orientação, segundas classificadas nas respetivas competições
Também na Orientação, em Idanha-a-Nova, Pedro Silva conquistou uma medalha de bronze para a U.Porto. As restantes medalhas de bronze foram ganhas nos CNU’s de Xadrez, por Rita Santos (nas provas de rápidas e semirrápidas) e Bruno Ribeiro (em rápidas); de Esgrima, por Mariana Gouveia (nas provas de Florete e Espada) e José Miguel Guimarães (Florete e Espada,); de KickBoxing, por Gonçalo Dias, em -67kg, e Diogo Aparício, em -71kg; e de Squash, por Francisco Costa.
A U.Porto disputou ainda, em Coimbra, o CNU de Bilhar, tendo como melhor classificados os estudantes Rúben Dias e João Carvalho, no 13.°lugar, Tiago Leite ficou em 17.° lugar e Abel Santos em 25.°lugar.
De 20 a 27 de maio, a U.Porto vai estar novamente em competição nos CNUs Concentrados Individuais – Lisboa 2018, nos CNU’s de Judo, Ténis, Ténis de Mesa, Badminton e Atletismo Ar Livre.
Basquetebol 3×3 faz o pleno dos Europeus universitários
A equipa de Basquetebol 3×3 masculina participou e venceu o evento de apuramento – clinic – para os Jogos Europeus Universitários 2018 (EUG Coimbra 2018), juntando-se assim à equipa feminina da U.Porto na principal prova europeia do desporto universitário a nível europeu.