O que é a Engenharia Civil e onde está presente? Qual o seu papel na sociedade? De que forma conseguem os Engenheiros Civis transformar o mundo? São estas as principais questões às quais pretende responder o Educational Lab Big Machine (ELBigMAC), um projeto ERASMUS+ liderado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que tem como objetivo disseminar a Engenharia Civil entre os estudantes do ensino pré-universitário.
Desenvolvido em parceria com a Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Zagreb e a Universidade de Aristóteles de Salónica, o ELBigMAC pretende comprovar de que forma esta área da Engenharia Civil está espalhada ao nosso redor, construindo e moldando a sociedade.
Encaremos uma casa como uma grande máquina – Big Machine -, máquina essa construída pela articulação de distintos sistemas e de diferentes formas. Este projeto pretende, precisamente, demonstrar aos estudantes os passos necessários para o desenvolvimento dessa “Big Machine”, desde a sua conceção e projeto até à fase de construção e performance.
E como se consegue cumprir este objetivo? Convidando os estudantes para desenvolverem projetos onde o papel da Engenharia Civil seja determinante, com a realização de uma série de atividades e workshops, desenhados especificamente para cada uma das fases desses projetos.
Na FEUP, num dos projetos desenvolvidos, foi pedido aos estudantes que desenvolvessem um material de preenchimento das paredes com desperdício da casa BIGmachine, que satisfizesse os requisitos construtivos duma habitação corrente. Em grupo, fizeram pesquisas e apresentaram a proposta de material a explorar. Essa proposta foi testada num ambiente imersivo de Realidade Virtual, derivado de uma ferramenta BIM. Depois de participarem num workshop de construção sustentável, desenvolveram um protótipo da solução que foi posto à prova pelos laboratórios da FEUP relativamente ao seu desempenho térmico e acústico. A solução vencedora será agora construída nas instalações da FEUP numa estrutura de madeira da casa BIGmachine, para testar a sua eficiência e monitorizar o seu comportamento.
Na Grécia, um dos países parceiros da iniciativa, os estudantes testaram, numa caixa de areia em realidade aumentada, a influência de uma cheia na transformação duma paisagem. Do lado da Croácia, e com a ajuda de QRcodes, desvendaram-se as constituições dos elementos construtivos dos espaços em que vivemos. Juntando as tecnologias mais desenvolvidas como a Realidade Virtual e Aumentada com as técnicas tradicionais e construção, vai-se mostrando como o mundo se constrói com a ajuda da Engenharia Civil.
Como laboratório educacional, o projeto representa uma forma inovadora de aprendizagem e ensino da Engenharia Civil, ajudando as escolas nos seus esforços de orientação dos estudantes do ensino secundário. Abel Henriques, Diretor do Curso do Mestrado Integrado em Engenharia Civil e membro do ELBigMAC enfatiza: “o objetivo definido para o projeto “Educational Laboratory – Big Machine” é de importância crucial para potenciar a atração dos estudantes pré-universitários para este ramo de Engenharia, contribuindo para o importante desafio de renovação geracional dos Engenheiros Civis.”
Do lado da Faculdade de Engenharia, líder do projeto, participam no projeto os docentes Bárbara Rangel, Ana Guimarães, João Pedro Poças Martins e Alfredo Soeiro.
O projeto e suas atividades estão em funcionamento desde 2016 e tem atividades previstas para todo o ano de 2018.
As candidaturas à participação no projeto devem ser enviadas e devidamente fundamentadas para o e-mail [email protected]. Mais informações sobre o ELBigMAC aqui.