São da Universidade do Porto três dos 10 finalistas dos Prémios de Voluntariado Universitário (PVU) 2017, galardão que reconhece os melhores projetos promovidos por estudantes do ensino superior durante o último ano. U.DREAM, “Mais Ativos, Mais Vividos Intergeracional” e “Consultoria Solidária” concorrem para conquistar o reconhecimento numa das três categorias em análise: projeto, comunidade e ideias e melhor vídeo de candidatura, respetivamente.
Promovidos pelo Santander Universidades, os Prémios de Voluntariado Universitário reconhecem projetos que se destaquem pelo seu impacto significativo para a sociedade. Os vencedores – que serão premiados com 3 mil euros cada um – são conhecidos a 5 de dezembro, dia em que assinala o Dia Internacional do Voluntariado.
Criada em 2013 pela mão de Diogo Cruz, na altura estudante na Faculdade de Economia da U.Porto (FEP), a U.DREAM é a primeira empresa social júnior em Portugal. Os voluntários – que começaram por ser apenas da U.Porto mas que agora chegam de Braga e Aveiro – acompanham e realizam os sonhos de crianças com problemas de saúde, mobilizando diversos interlocutores, nomeadamente instituições de saúde e de apoio social, jovens universitários, famílias e empresas. Este ano, a U.DREAM concorre ao PVU 2017 com o projeto de criar um espaço com condições para a realização de formações físicas e à distância, para otimizar as competências dos vários voluntários espalhados pelo país.
A concurso está também o projeto “Mais Ativos, Mais Vividos Intergeracional”, criado há 20 anos na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP). O objetivo é aproximar os mais idosos e crianças de bairros sociais, promovendo ao mesmo tempo o envelhecimento ativo e maior qualidade de vida. Conta com mais de 200 idosos inscritos, que participam em sessões semanais, acompanhadas por estudantes ou antigos estudantes da FADEUP.
“Consultoria Solidária” é o nome da iniciativa da FEP Junior Consulting, também da Faculdade de Economia. O projeto, que concorre também ao PVU 2017, tem por base a partilha de know-how com entidades sociais, para a melhoria no funcionamento e gestão. O apoio pode ir desde estudos, até ao desenvolvimento de estratégias para a captação de financiamento ou voluntários.
Entre as 50 candidaturas apresentadas, foram escolhidos 10 finalistas, numa lista liderada por projetos da Universidade do Porto. De acordo com o Santander Universidades, participam nos projetos candidatos mais de 5 mil voluntários, dedicados a causas que apoiam mais de 885 mil pessoas em todo o país.