A Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP) inaugurou esta terça-feira um novo espaço que visa homenagear a memória de Daniel Serrão. Intitulado “Pátio dos Pensadores”, o tributo nasce do desejo dos estudantes de honrarem o médico, pedagogo e investigador que, durante várias décadas, ocupou o cargo de Professor Catedrático da instituição.
“Existia uma forte ligação entre os estudantes da faculdade e o Professor Daniel Serrão e, por isso, sentimos que é justo homenagear a sua memória”, explica Francisco Sousa Vieira, presidente da AEFMUP, a propósito do que se pretende que seja “um espaço de comunhão destinado não só aos estudantes, mas, também, a docentes e profissionais do Centro Hospitalar São João”.
A cerimónia de inauguração do Pátio dos Pensadores contou também com a intervenção de Maria Amélia Ferreira, diretora da Faculdade de Medicina da U.Porto. Rosário Serrão e Paula Serrão – filhas do homenageado – marcaram também presença no momento de homenagem, em representação da família.
Daniel Serrão (1928-2017) foi Professor Catedrático da FMUP, instituição onde se licenciou (1951) e doutorou (1959). Durante a sua carreira como médico e investigador, orientou a sua atividade nas áreas da anatomia patológica, ética e bioética. Fez parte de diversas organizações de referência no campo da ética médica e da bioética, como o Comité Internacional de Bioética da UNESCO, o Comité Diretor de Bioética do Conselho da Europa ou o Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida. Em 1994, foi nomeado pelo Papa João Paulo II para o carg ode consultor da Academia Pontifícia para a Vida. Faleceu em janeiro deste ano, aos 88 anos de idade.