Os irmãos Pedro e Diogo Costa, estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), sagraram-se na passada sexta-feira, em San Remo (Itália), Campeões do Mundo de Vela na classe de 420.
Após cinco dias de competição (19 a 23 de julho) e 12 regatas disputadas, a dupla de futuros engenheiros civis “construiu” a vitória depois de ter estado a 10 pontos de distância da liderança. Um esforço corado no último dia de competição, em que um terceiro e um oitavo lugares nas regatas realizadas bastaram para confirmar a conquista do título.
“Saímos para a água numa primeira regata, com o espírito de atacar, e na regata seguinte, na segunda regata, a última do Campeonato, fizemos as contas e só tínhamos de controlar uma tripulação americana. E assim o fizemos. Não tínhamos de fazer uma regata excelente, tínhamos de ficar nos dez primeiros só”, contou Diogo Costa, o mais novo dos dois irmãos, à SIC.
Já Pedro Costa, que frequenta o 2º ano do MIEC, assumiu em declarações à Federação Portuguesa de Vela tratar-se da concretização de um “sonho”. Viemos para o Mundial com expectativas menos elevadas mas conseguimos superar-nos. Foi complicado, tivemos altos e baixos durante esta competição mas hoje tivemos opções acertadas e chegámos ao título”.
Atrás da dupla portuguesa ficaram os norte-americanos Wiley Rogers e Jack Parkin e os gregos Vasilios Gourgiotis e Orestis Batsis.