Monade é o nome da nova editora portuguesa independente fundada e dirigida pelos arquitetos Daniela Sá, Docente Convidada da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), e João Carmo Simões, que funcionará como “uma plataforma para criação de livros de arquitetura, fotografia, arte e pensamento”.
É objectivo da Monade ser uma editora “atenta à repercussão da arquitetura portuguesa no estrangeiro e empenhada em devolver a espessura do contexto de cultura e pensamento portugueses na construção dessa identidade”, referem os editores.
O lançamento da nova editora foi assinalado no passado dia 9 de março, em Lisboa, com a apresentação do livro ‘Museu Nacional dos Coches. Paulo Mendes da Rocha‘. O livro junta como autores a crítica de arquitetura Ana Vaz Milheiro, o escritor Gonçalo M. Tavares e o arquiteto João Carmo Simões (autor do ensaio fotográfico sobre o edifício) e é dedicado à primeira grande obra na Europa – o Museu Nacional dos Coches, localizado em Lisboa – de um dos mais aclamados arquitetos contemporâneos, o brasileiro Paulo Mendes de Rocha, Prémio Pritzker 2006.
Está prevista a apresentação do livro também na FAUP, em data a anunciar em breve.
O próximo projeto da editora será dedicado ao novo Museu Nadir Afonso, em Chaves, da autoria do arquiteto Álvaro Siza.
Mais informações em www.monadebooks.com e www.facebook.com/monadebooks.