Eduardo Aires

Imagem gráfica desenvolvida por Eduardo Aires já venceu alguns dos principais prémios de design do mundo. (Foto: DR)

A marca “Porto Ponto”, lançada pela Câmara Municipal do Porto em setembro de 2014 e resultado de um projeto liderado pelo designer Eduardo Aires, professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), venceu o prémio principal (Best of Show) dos European Design Awards 2015 (ED-Awards), iniciativa que premeia anualmente os melhores projetos de design da comunicação desenvolvidos por designers europeus.

Concebida pelo White Studio, de Eduardo Aires, e traduzida em suportes como a página institucional da CMP ou o portal www.porto.pt, a nova imagem gráfica da cidade do Porto pretendeu reunir os diferentes elementos do município, assumindo-se como um “rosto novo” que “se exprime na palavra Porto” e apela “simultaneamente a algo que já existe há muito tempo”.

Porto Ponto (destaque)

A cor (azul) e a iconografia inspirada nos painéis de azulejo são alguns dos aspetos distintivos da “Porto Ponto”.

“O desafio apresentado era muito claro. A cidade precisava de um sistema visual, uma identidade visual capaz de organizar a simplificar a comunicação com os cidadãos, e que conseguisse ao mesmo tempo a cidade a câmara municipal . Precisávamos de representar o Porto, uma cidade global, a cidade para todos” explica Eduardo Aires, sobre uma a proposta que assenta em aspetos como a cor (azul) ou a iconografia, inspirada nos painéis de azulejo.

Os European Design Awards 2015 foram entregues a 23 de maio, em Istambul, durante 9.ª European Design Conference and Awards Ceremony organizada pela European Design Organization. Para além do prémio especial “Best of Show”, o White Studio recebeu ainda a distinção máxima (Ouro) na categoria  “Best Brand implementation”.

No total, o júri – composto por um painel de jornalistas e críticos de design de 15 revistas de design europeias – premiou 31 projetos com a distinção Ouro, 61 com a Prata e 85 com o Bronze (ver lista completa).

Esta foi a segunda vez, em poucos dias, que a marca “Porto Ponto” foi premiada nos maiores eventos de design e branding do mundo. No passado dia 21, o ateliê White Studio já tinha sido distinguido com um dos prestigiados D&AD Awards (na categoria “Branding”) no festival anual da D&AD – Global Association for Creative Advertising & Design, que se realizou em Londres.