Nasceu na mente de um grupo de estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), ganhou vida no “berço” de empresas do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) e está no mercado desde o passado dia 20 de outubro. Chama-se “Scraim” e promete auxiliar as pequenas e médias empresas a aumentar a sua produtividade e a reduzir os seus gastos.
Mas o que é afinal o Scraim? Trata-se de uma ferramenta completa de gestão de projetos de Software as a Service (SaaS), baseada nas mais avançadas metodologias com mecanismos de suporte à decisão. O objetivo é juntar o melhor do mundo da gestão de projetos com o melhor do mundo da gestão de processo, providenciando às empresas o acesso a um serviço “low cost” de gestão de projetos, apoiado por processos de desenvolvimento configuráveis.
Resultado de um consórcio de investigação, desenvolvimento e inovação que contou com a colaboração da FEUP, da Strongstep e da Multicert, e evoluiu entretanto para uma spin-off do UPTEC, o serviço encontra-se disponível não só através de uma aplicação Web, mas também via smartphone ou tablet. Ambas as versões podem ser acedidas a qualquer hora em qualquer lugar, o que as torna flexíveis o suficiente para se adaptarem às necessidades mais especificas dos clientes.
Numa primeira fase, as ambições da startup passam por conquistar cerca de 4.000 utilizadores na versão gratuita do Scraim. Posteriormente, o objetivo será promover o serviço na Europa e nos EUA, onde a empresa pretende instalar um escritório até 2017
Mais informações no site oficial do Scraim.