
Evento inédito em Portugal trouxe ao Porto alguns dos melhores atletas universitários de voleibol de praia da atualidade. (Foto: DR)
Repetiu-se o pódio de 2012, em Maceió (Brasil), mas, desta vez, tendo como palco as areias da Praia de Matosinhos. Os Estados Unidos e a Alemanha foram os grandes vencedores do 7.º Campeonato Mundial Universitário de Voleibol de Praia (WUCBeachVolley2014), competição coorganizada pela Universidade do Porto e que terminou este domingo, dia 27 de julho, com a presença de três duplas portuguesas no “top 10”.
No setor feminino, os Estados Unidos reavaliaram o título pelas mãos de Brittany Tiegs e Jace Pardon. Na final, a dupla norte-americana derrotou as alemãs K. Behrens e S. Seyfferth por 2-0 (21-18 e 21-12). O bronze foi para as espanholas P.Soria e Á.Lobato, seguidas das norueguesas V.Solvoll e I.Lunde.
Às portas do pódio, e a fechar o “top 5”, destaca-se a presença de Rosa Couto (campeã nacional universitária de voleibol de praia) e Marta Hurst, estudantes das faculdades de Farmácia (FFUP) e de Desporto (FADEUP), respetivamente, que assinaram assim a melhor prestação de Portugal nas areias de Matosinhos, baqueando apenas frente às novas vice-campeãs mundiais. Para Marta Hurst, a competição serviu também de preparação para os European Universities Games (EUGames2014), onde vai capitanear a equipa da AEFADEUP, atual campeã nacional universitária da modalidade.
Na competição masculina, T. Holler e Jonas Schröder (este pela segunda vez consecutiva) deram a vitória à Alemanha ao baterem os polacos M. Kosiak e M. Ruddi no jogo decisivo, também por 2-0 (21-18 e 21-11) . Na luta pelo terceiro e quarto lugar, os austríacos C. Dressler e T. Kunert levaram a melhor sobre F. Bastos/ D.Lazari, do Brasil.
Nos homens, a melhor prestação nacional na Praia de Matosinhos foi alcançada pelo campeão nacional universitário Sebastião Alves (FADEUP) e João Simões (Universidade Fernando Pessoa), que, ao chegarem ao nono posto – entre 34 duplas -, garantiram mais um lugar para Portugal no “top 10”. As duplas compostas por Simão Teixeira (FADEUP) e L.Moreira (Instituto Politécnico do Porto) e Filipe Pinto e Tomás Silva, estudantes do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP), não foram além do 25º lugar.
Para trás ficam assim cinco dias de competição intensa, que trouxe ao Porto mais de 150 dos melhores atletas universitários de voleibol de praia da atualidade. Para a história fica também a organização exemplar – a cargo da da Universidade do Porto (U.Porto), do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e da Federação Académica do Porto (FAP), sob a tutela da FAD – de um evento que, em paralelo com a vertente competitiva, cumpriu o objetivo de promover a prática desportiva no meio universitário.
Mais informações sobre WUCBeachVolley2014 no site do evento ou no Facebook.