No Salão do Estudante, os participantes poderão encontrar informação detalhada sobre tudo o que envolve estudar na U.Porto. (Foto: Egídio Santos/U.Porto)

Promover a sua oferta formativa junto de milhares de estudantes brasileiros, dando-lhes a oportunidade de descobrirem a universidade portuguesa mais procurada pelos estudantes do Ensino Superior. É com esse objetivo em mente que a Universidade do Porto viaja ao Brasil de 26 a 30 de setembro, para participar no Salão do Estudante 2018, a maior feira de educação internacional da América Latina.

Reunindo cerca de 200 instituições de 20 países, o Salão do Estudante 2018 arrancou no passado dia 16 de setembro, em Belo Horizonte, e passará por um total de oito cidades. A participação da U.Porto nesta edição estará, contudo, limitada às cidades do Rio de Janeiro – nas zonas da Barra (26 de setembro) e Copacabana (27 de setembro) e de São Paulo (29 e 30 de setembro).

Neste regresso ao Salão do Estudante após o sucesso registado na última edição, a U.Porto participará em stand próprio – juntamente com as faculdades de Economia (FEP) e de Engenharia (FEUP) e da Porto Business School.

Para além da informação que estará disponível no stand, os participantes da feira podem ainda assistir a vários seminários sobre oportunidades de estudo em Portugal. O programa está disponível no guia do evento.

À conquista do Brasil

Nos últimos anos, a U.Porto tem registado uma procura cada vez maior entre os estudantes brasileiros. (Foto: Egídio Santos/U.Porto)

Com esta presença no Salão do Estudante, a U.Porto dá continuidade a um esforço de internacionalização que se tem refletido na crescente procura que a Universidade tem vindo a registar entre os estudantes brasileiros. Só em 2016/2017, o número de estudantes com nacionalidade brasileira aceites na U.Porto ascendeu aos 2200 (903 de grau e 1263 ao abrigo de programas de mobilidade), número que representava mais de metade do total da comunidade internacional da instituição.

Estes são, de resto, números que prometem continuar a crescer no futuro. A começar pelos estudantes que escolhem a U.Porto para completar um período da sua formação académica ao abrigo de acordos de cooperação ou de programas como o famoso Erasmus +. Só em 2017/2018, o Brasil voltou a ser, com muita distância, o país mais representado, superando pela primeira vez a barreira dos 1000 estudantes (1.021) a realizar uma mobilidade na U.Porto.

A U.Porto vem também trabalhando na criação de condições que permitam facilitar o acesso aos seus cursos a todos os estudantes brasileiros (que não possuam dupla nacionalidade portuguesa). Entre as ações desenvolvidas inclui-se a aceitação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do Brasil como critério de seleção para os estudantes que pretendam ingressar na Universidade através do Concurso Especial de Acesso e Ingresso para Estudantes Internacionais, que serve de “porta de entrada” nos cursos de Graduação –  1.º ciclo (licenciatura) e mestrado integrado – da U.Porto a estudantes que não possuem nacionalidade portuguesa ou de outro Estado membro da União Europeia.

Também aqui os números são promissores. Só no ano letivo 2017/2018, mais de 300 (313) estudantes brasileiros ingressaram na U.Porto através desta via de acesso, superando largamente o número de colocados em anos anteriores (7 em 2014/2015, 33 em 2015/2016 e 113 em 2016/2017).

Na verdade, não é por acaso que  U.Porto é um destino preferencial para os estudantes brasileiros. Além dos fortes laços culturai que unem Portugal e Brasil, a excelência do ensino e investigação as experiências muito positivas de outros estudantes brasileiros que estiveram constituem fatores cruciais para a escolha dosestudantes. Por outro lado, a própria cidade em si novamente melhor Destino Europeu agora em 2017, constitui um porto seguro, com ótima qualidade de vida, permite estudar na Europa sem mudar de idioma e a um custo muito acessível.

Todos os anos a Universidade acolhe também o Encontro de Estudantes Brasileiros na U.Porto, uma iniciativa do Governo Brasileiro, através do Consulado Geral do Brasil no Porto, que visa reconhecer a dimensão e importância desta comunidade de estudantes na universidade e na cidade.