Iniciativa vai acompanhar as diferentes etapas da 79.ª Volta a Portugal em Bicicleta. (Foto: DR)

A Universidade do Porto é uma das 19 instituições de ensino superior portuguesas que vão participar na segunda edição da Volta ao Conhecimento, iniciativa que, a partir desta sexta-feira, e até ao próximo dia 15 de agosto, vai levar a todo o território nacional o saber produzido pelas universidades e pela comunidade científica, “a reboque” da 79.ª Volta a Portugal em Bicicleta.

Dividida em dez etapas – tantas as quantas as da Volta a Portugal – a Volta ao Conhecimento vai cruzar o país, levando consigo mais de 400 conteúdos disponibilizados em plataformas digitais. Na “caravana” seguirá também um conjunto de cientistas que, em contacto direto com as populações, farão a divulgação e promoção da ciência e do conhecimento “made in Portugal” em áreas tão diversas como o Território, Gastronomia, Saúde e Desporto, Inovação, História, Artes e Ofícios, Música, Ensino Superior, Literatura e Património.

A participação da U.Porto terá lugar no dia 11 de dezembro, em Fafe, durante o dia de descanso da Volta. Para além da presença no stand do evento, a Universidade estará representada com projetos nas áreas do património, saúde e inovação.

Com esta iniciativa pretende-se então promover o conhecimento do território português, do seu património cultural, natural, científico e tecnológico e estimular a aproximação entre as instituições de ensino superior e os territórios onde estão inseridas. Procura-se ao mesmo tempo acentuar a importância da formação e do conhecimento e valorizar a afirmação das regiões como contextos de conhecimento.

Os conteúdos de base científica utilizados em torno das 10 Etapas com Conhecimento – tendo em conta as especificidades do território e o seu contexto científico e tecnológico – estão disponíveis em www.voltaaoconhecimento.pt. Diariamente, a Volta ao Conhecimento terá também uma rubrica (VMD Magazine) no programa da RTP Há Volta, durante o qual os investigadores são convidados a divulgar o trabalho realizado no interior das instituições de ensino superior no sentido de melhor conhecer e compreender o território, as paisagens, as pessoas, a sua cultura e as suas tradições.

A Volta ao Conhecimento arranca esta sexta-feira, em Lisboa, palco do prólogo inaugural da 79.ª Volta a Portugal em Bicicleta. A etapa final está marcada para 15 de agosto, em Viseu.

A Volta ao Conhecimento é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES)  desenvolvida em parceria com a Volta a Portugal e a RTP, e com a colaboração das instituições de Ensino Superior, do Conselho dos Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e da Agência Nacional de Inovação (ANI).