ObservatorioEmprego2

Fontes de Carvalho é o pró-reitor da U.Porto responsável pela área da empregabilidade

A Universidade do Porto tem uma nova estratégia para promover a empregabilidade junto dos estudantes. Numa altura em que o desemprego jovem (até aos 25 anos) é superior a 33% e que o desemprego entre os diplomados portugueses é o dobro do que se regista nos restantes países da OCDE (10,5% contra uma média de 5%),  a U.Porto tem trabalhado no lançamento de uma série de iniciativas com o objetivo de aproximar os estudantes das necessidades do mercado de trabalho.

O principal projeto é a criação da FINDE-UP, Feira Internacional do Emprego da U.Porto, que se irá realizar nos dias 3 e 4 de novembro, no Centro de Congressos da Exponor, e que contará com várias empresas nacionais e internacionais como as já confirmadas L´Oreal e a Bial e que é dirigido a estudantes de todas as instituições do ensino superior, quer a profissionais que desejem ingressar no mercado de trabalho ou valorizar as suas carreiras, quer a empresas que pretendam recrutar diplomados, quer ainda a consultoras de recrutamento.

Para além da FINDE-UP, o Gabinete de Empregabilidade tem também o projeto “Acredita-te“, um programa de mentoring que irá dar a oportunidade a estudantes finalistas da U.Porto de conviver de perto com vários líderes de empresas portuguesas. Os participantes vão ainda participar em vários workshops de formação como “O Poder das Soft Skills, (Está (pre)parado para uma NOVA ERA)” ou “Transição para o mercado de trabalho na U.Porto: Aprende a gerir a tua ansiedade e o teu stress!”.

“Pequeno almoço com…” está a aproximar estudantes e empresas

O Gabinete de Empregabilidade da U.Porto já lançou o “Pequeno almoço com …”, uma iniciativa que deseja ser um ponto de encontro entre os estudantes da U.Porto e o mundo dos negócios. No fundo é uma reunião mais informal onde é dada a possibilidade de manter um contato próximo e pessoal dos estudantes com profissionais de diferentes áreas. Nestes breves encontros os estudantes da U.Porto têm a oportunidade de trocar informações que permitam conhecer melhor as caraterísticas da empresa e possíveis carreiras profissionais. Este formato tem por base um encontro num café universitário, no qual o estudante se sente num ambiente descontraído e confortável, sendo convidado a falar, ouvir e trocar ideias com os representantes das empresas.