A FEUP oferece atividades para as áreas de Engenharia Química e de Minas (Foto: DR)

A Universidade do Porto vai participar em mais uma edição da Semana da Ciência e Tecnologia (SCT), uma iniciativa do Programa Ciência Viva que vai decorrer de 20 a 26 de novembro e que tem por objetivo mostrar a Ciência que se produz em Portugal.

Entre palestras, experiências científicas, visitas e conferências, são muitos e variados os eventos que, ao longo da semana em que se assinala o Dia Nacional da Cultural Científica (24 de novembro), prometem dar a conhecer a Ciência “made in U.Porto” a um público alargado, que inclui os estudantes do ensino básico e secundário mas também estudantes do ensino superior e as famílias.

Num roteiro pelos diferentes polos da U.Porto, a primeira paragem faz-se na Faculdade de Engenharia (FEUP) onde, a partir do dia 20, é possível descobrir os “Avanços tecnológicos em áreas emergentes da engenharia química, ambiental e biotecnologia” num total de 14 sessões, atividades e workshops promovidos pelo Departamento de Engenharia Química (DEQ). Organizadas pelas unidades de I&D – CEFT, LA LSRE-LCM e LEPABE – do DEQ, estas atividades decorrem até 24 de novembro e pretendem dar a conhecer as várias áreas de atuação da Engenharia Química. Para cada atividade estão previstas 12 vagas, preenchidas por ordem de inscrição.

O Departamento de Engenharia de Minas (DEM) da FEUP contribui igualmente para este evento com uma atividade interativa. ‘Quem quer ser um mineiro?‘ é o nome do workshop que pretende dar a conhecer as imensas potencialidades da engenharia de minas. Com a duração de 90 minutos, o workshop divide-se num momento de introdução, demonstração das principais fases de exploração da indústria extrativa e um outro para apresentar brevemente esta área da Engenharia em Portugal e no Mundo.  Organizada por quatro investigadores do DEM, a ação realiza-se num Laboratório da FEUP, nos dias 23, 24 e 25 de novembro e tem entrada gratuita sujeita a inscrição prévia.

Especialmente ativo durante a semana estará também o Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto (CIIE/FPCEUP). Entre as muitas ações previstas incluem-se um debate e uma exposição de vídeos sobre abandono escolar precoce (20 de novembro), workshops sobre Transferência de Conhecimento e  pesquisa na internet para investigadores (22 de novembro), uma tertúlia sobre “como é ser jovem em Portugal” (22 de novembro) e ainda vários eventos destinados a professores do ensino secundário.

Os amantes da Astronomia também não são esquecidos. Para eles, a proposta passa por uma visita ao Planetário do Porto – Centro de Ciência Viva para uma tertúlia sobre Astrofotografia na companhia do biólogo Pedro Ré e de Nanda Kumar, astrofísico do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA). A sessão está agendada para as 18h00 do dia 21 de novembro e é aberta ao público.

À “festa” da Ciência e Tecnologia não vai faltar também o INESC TEC que, no dia 24, abre as portas da música do futuro, convidando os estudantes do ensino básico e secundário a experimentar instrumentos musicais interativos e software na área da computação sonora e musical. Também a 24, o Instituto de Física dos Materiais da Universidade do Porto (IFIMUP-IN) vai estar aberto a todos os interessados em conhecer o universo dos hologramas e das nanopartículas, e respetivas aplicações.

As iniciativas não se vão limitar, contudo, aos espaços da U.Porto. É o caso do encontro “Ciência, Saúde e Comunicação”, um evento organizado pelo CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e que, a 24 de novembro, vai reunir cientistas, estudantes, jornalistas e outros profissionais de comunicação na Biblioteca Almeida Garrett e na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva/Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto (MHNC-UP) para um debate alargado sobre a Comunicação de Saúde e Comunicação de Ciência nos média e na sociedade.

Ainda no domínio da saúde, o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) vai divulgar, no dia 21, os principais resultados da coorte EPIPorto, uma estrutura de investigação pioneira que ter permitido acompanhar o estado de saúde de um grupo de adultos da cidade do Porto. Já o CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da U.Porto) vai promover a iniciativa “30 minutos à conversa com um Cientista” no dia 24 de novembro, durante o qual os investigadores vão às escolas realizar conversas informais, procurando desvendar os mistérios da Ciência, despertar o interesse dos alunos pela compreensão do papel da Ciência e Tecnologia na sociedade, estimular o seu raciocínio científico e promover uma visão global da investigação científica desenvolvida num centro de investigação.

Todas as atividades promovidas pela U.Porto no âmbito da Semana Ciência e Tecnologia 2017 são de participação gratuita, ainda que algumas exijam inscrição prévia. Pode encontrar mais informações (horários, datas, contactos para inscrições, etc) aqui.