Mariana Farraia, antiga investigadora do ISPUP, foi uma das distinguidas no EAACI. (Foto: DR)

Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da U.Porto (FCNAUP) ganharam três prémios no “European Academy of Allergy and Clinical Immunology” (EAACI), o maior congresso mundial dedicado à alergologia, que decorreu no mês de junho, em Lisboa.

Mariana Farraia, antiga bolseira de investigação do ISPUP, venceu o prémio de melhor comunicação oral pelo trabalho designado Human Volatilome Analysis To Identify Individuals With Asthma In Clinical Settings. O estudo, que já havia sido premiado pela EAACI em janeiro deste ano, pretendeu avaliar a utilização do nariz eletrónico – um dispositivo que avalia o ar exalado dos pacientes – em contexto clínico, para ajudar os médicos a identificarem os doentes com asma.

Tendo em conta que a asma é uma doença complexa na qual o diagnóstico é, frequentemente, um processo difícil e pouco ajustado a cada paciente, o estudo, que será ainda publicado, pretende ajudar a criar mais meios de diagnóstico para detetar a asma e auxiliar os médicos a conseguirem dirigir um tratamento mais adequado a cada doente.

Pedro Cunha, estudante da FCNAUP, foi um dos distinguidos pelo trabalho que relaciona a obesidade com a asma. (Foto: DR)

Pedro Cunha, estudante da FCNAUP, foi também distinguido com o prémio de melhor comunicação oral pelo trabalho “Dietary acid load: A novel nutritional target on the children’s obese-asthma phenotype?”. Este trabalho, que conta com a participação de docentes da FCNAUP e da FMUP e de investigadores ISPUP , mostra pela primeira vez, que em crianças obesas, a maior carga ácida da alimentação se associa a maior probabilidade de ocorrência de asma, levantando a hipótese desta pior característica nutricional da alimentação, se associar a maior ocorrência daquela doença.

Inês Paciência foi distinguida pelo poster apresentado durante o congresso. (Foto: DR)

No Congresso, o prémio de melhor póster foi entregue à investigadora do ISPUP, Inês Paciência, pelo trabalho intitulado Swimming pool training environment may drive skin and gut dysbiosis in elite swimmers. O estudo comparou duas modalidades desportivas de alta competição – a natação e o futebol – para analisar o impacto do ambiente na modificação do microbioma dos atletas.

A “European Academy of Allergy and Clinical Immunology” (EAACI) é uma associação internacional de médicos, investigadores e outros profissionais ligados à saúde, dedicados a identificar soluções para melhorar a qualidade de vida das pessoas afetadas por alergias.