FLUP lança Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas

Novo mestrado da FLUP pretende preparar profissionais com um sólido conhecimento capaz de potenciar a criação de valor nas indústrias criativas e culturais.

Um novo Mestrado em Comunicação e Gestão de Indústrias Criativas vai arrancar na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) já no início do próximo ano letivo de 2017/18.

Com as candidaturas a decorrerem de 14 a 27 de agosto, este novo ciclo de estudos da FLUP tem por objetivo proporcionar formação pós-graduada e investigação em Comunicação e Indústrias Criativas, bem como preparar profissionais com um sólido conhecimento capaz de potenciar a criação de valor nas indústrias criativas e culturais.

Com unidades curriculares como Metodologia de Investigação em Ciências da Comunicação e da Informação, Gestão e Modelos de Negócio em Indústrias Criativas, Estratégias Integradas da Comunicação, Marketing para as Indústrias Criativas, Propriedade Intelectual e Criatividade e Empreendedorismo e Projetos Culturais, o mestrado permitirá identificar os usos estratégicos da propriedade intelectual na produção de conteúdos e de marcas, assim como os fatores críticos de sucesso nas estratégias de comunicação, papel dos media, marketing, modelos de negócio, empreendedorismo e elaboração de projetos associados a produtos culturais.

A criação deste novo mestrado surge como resposta à crescente relevância do cluster de indústrias criativas e culturais na Região Norte – considerado também um setor prioritário no Portugal 2020, no âmbito das políticas públicas nacionais –, como tem sido comprovado por diversos estudos de mapeamento do setor criativo na região levados a cabo pela Universidade do Porto, a Fundação de Serralves e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Um crescimento para o qual a própria Universidade do Porto tem dado um contributo decisivo com a criação do Polo das Indústrias Criativas do seu Parque de Ciência e Tecnologia (UPTEC) e outras iniciativas de produção, partilha e disseminação de conhecimento que tem vindo a desenvolver com parceiros nacionais e internacionais, como é o caso recente realização pela FLUP do Course in Creative Industries and Media Management (CREIMA) e do Tourism and Creative Industries Conference (TOCREA), eventos em que participaram alguns dos mais reputados investigadores e especialistas nestas áreas.